Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: A importância de exercícios para a saúde da mulher

Imprimir

Nesta terça(11), no quadro Saúde, do Notícia da Manhã, o telejornal recebeu a ginecologista Lia Cruz Damásio, para falar sobre a importância da mulher praticar uma atividade física regular.

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, uma em cada cinco mulheres sofre de problemas cardiovasculares, justamente por não realizar atividades físicas com regularidade. No Brasil, 67 milhões de brasileiros são sedentários e a maioria é do sexo feminino.

O Notícia da Manhã mostrou o exemplo da aposentada Carmélia Assunção, 77 anos, que faz capoterapia e academia. Segundo ela, as atividades melhoraram seus reflexos e vem mantendo a musculatura em dia. “Tudo contribui para a pessoa ficar com mais disposição para a vida”, falou.

A doutora Lia Damásio recomenda a prática de exercícios físicos regulares, pois ajuda a prevenir e controlar doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Ela destacou ainda que as mulheres têm algumas particulares que devem ser observadas, como a necessidade do controle hormonal e do nível das endorfinas, o que a atividade física possibilita.

A médica ainda disse que para prevenir doenças cardiovasculares, controlar o peso e o ciclo menstrual recomenda-se atividade aeróbica três vezes por semana, pelo menos 30 minutos. Já para evitar a intensa perda óssea na mulher, que começa a partir dos 35 anos e acentua bastante no período do climatério, após a menopausa, o ideal é um exercício com mais resistência e peso ou uma caminhada mais forte, para prevenir a osteosporose e fraturas.

Ainda sobre a importância da mulher praticar alguma atividade física, a ginecologista citou um estudo que atribuiu ao sedentarismo a principal causa de morte entre mulheres, superando até mesmo o tabagismo.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais