Cidadeverde.com

Assembleia Legislativa homenageia advogados em sessão solene

Imprimir

Os profissionais da advocacia piauiense foram homenageados em sessão solene proposta pelos deputados estaduais Robert Rios, Marden Menezes e Severo Eulálio na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na manhã nesta terça-feira (11). 

O deputado Severo Eulálio, que presidiu a sessão, fez alusão à data, contando um pouco sobre a escolha da data e missão do advogado. “Sem dúvidas, a missão deste nobre profissional é atuar em defesa da sociedade. Desejo a todos os advogados do Brasil e piauienses que continuem nesta belíssima luta, para através da OAB Piauí e OAB Nacional fortalecer cada vez mais a nossa democracia e justiça”.

Em seu discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, agradeceu à Alepi pelo reconhecimento. “É um prazer estar nesta Casa para receber uma homenagem em nome da advocacia piauiense. Cerca de 9 mil advogados são ativos no Piauí, uma profissão não só numerosa, mas que tem uma missão constitucional muito importante, que é ser o porta voz do cidadão”.

Na oportunidade, Guimarães destacou o cenário da advocacia no Piauí e no país. “Estamos em um momento ímpar da advocacia piauiense, onde colegas formados no Estado ocupam função de relevo no cenário nacional, a exemplo do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, do advogado piauiense que ocupa o cargo de desembargador do TRF da 1ª Região Kássio Nunes e do recém eleito como conselheiro do CNJ Norberto Campelo. A advocacia piauiense colocou o Piauí no mapa jurídico do País”.

O presidente da OAB-PI também apontou como dificuldades do judiciário a carência de serventuários e magistrados, acentuada em regiões do extremo Sul do Estado, destacando a necessidade de concurso público nas áreas, bem como para juízes leigos e conciliadores.

Ao discursar, destacou ainda a importância das prerrogativas do advogado, consideradas, antes de tudo, garantias do cidadão. Na oportunidade, manifestou-se pela realização de audiência pública para discussão de projetos de lei de autoria do Tribunal de Justiça do Piauí, que permitem a extinção ou agregação de comarcas no Piauí. Sobre o assunto, serventuários da justiça estiveram no local e também realizaram manifestação. O presidente da OAB-PI posicionou-se contrário a Resolução 23.422/2014, do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê a extinção de zonas eleitorais com até 10 mil eleitores.

Sobre as conquistas da advocacia, citou as mais de 85 Salas dos Advogados inauguradas nas unidades judiciárias do Estado durante a gestão. “Avançamos muito e hoje temos um espaço reservado para o advogado em todos os fóruns da justiça do trabalho, em todas as penitenciárias, em várias unidades da justiça comum e estamos conquistando espaço ainda nas delegacias de polícia de Teresina e interior do Estado”.

O conselheiro federal da OAB Norberto Campelo Lopes, que em breve tomará posse como conselheiro do CNJ, participou da audiência e considera-se motivado para o cargo, tendo em vista mais de 20 anos de advocacia e as experiências como gestor da OAB-PI e conselheiro federal da OAB. “Possuo a experiência de um advogado militante que conhece bem a realidade do judiciário do Piauí. Como gestor da Ordem, mantive uma relação permanente com as lideranças da advocacia e acredito que esta experiência servirá para que possamos dar uma contribuição e procuremos ajudar o Poder Judiciário brasileiro, em especial o piauiense, a solucionar os principais problemas que afligem a sociedade e atingem diretamente os advogados no exercício da sua profissão”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: AlepiOAB