Cidadeverde.com

Secretario diz que Sejus evita mortes e fugas diariamente nos presídios

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (12) durante entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, que a Sejus faz um trabalho para evitar mortes e fugas diariamente nos presídios do Piauí. A situação é mais grave nas penitenciárias Casa de Custódia e Irmão Guido. Nesta última, a mais recente ação aconteceu hoje. 

“Todo dia se evita morte e fuga nos presídios do Piauí. É todo dia. É morte, é fuga, é motim. Isso se deve a um trabalho heroico que os agentes penitenciários fazem. Um trabalho magnífico. Nosso compromisso é garantir a segurança pública na parte do sistema prisional. Com planejamento, inteligência e investimento. Hoje, por exemplo, em uma ação envolvendo uma parceria com a polícia civil e polícia militar abortamos uma tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido. Uma escavação de túnel que estava em andamento”, declarou.

Segundo a Sejus, um túnel estava sendo cavado na cela onze do Pavilhão B da unidade. Ferros, serras, aparelhos celulares, pilhas, baterias  foram encontrados. A ação dos detentos foi contida também com auxílio dos agentes penitenciários de plantão na unidade prisional, policiais militares da Força Tática da Companhia do Promorar e do Grupo de Intervenção Prisional da Companhia de Presídios da PM e Inteligência da Secretaria de Segurança.

Daniel Oliveira assume as dificuldades do sistema prisional do Estado e diz que há um planejamento de investimentos. “Há um planejamento e um plano de ação em andamento por parte do governo do estado envolvendo as secretarias. Recebemos a secretaria com problemas de cadeado, algemas, falta de toda uma estrutura rotineira de trabalho e gradativamente isso tem sido superado”, afirma.

Segundo o gestor, a principal obra da Sejus atualmente é a humanização nos presídios. “Queremos entregar a Casa de Custódia com um bom índice de ressocialização, com mais pessoas trabalhando, com pessoas estudando – nós não temos uma sala de aula na Casa de Custódia. Há todo um conjunto de investimento em andamento. A principal obra da Sejus é na humanização. Hoje temos pessoas que já fizeram cursos de pedreiro. Na penitenciária feminina tem curso de corte e costura e nas obras do governo há egressos”, disse, ressaltando que seu objetivo é zerar a superlotação até 2018.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Sejus