Cidadeverde.com

Presos cavam túnel em cela e fuga é abortada na Irmão Guido

Imprimir
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação

Um túnel foi descoberto dentro da Penitenciária Regional Irmão Guido e uma fuga foi abortada nesta quarta-feira(12). Ferros, serras, aparelhos celulares, pilhas, baterias e uma "teresa" (corda artesanal) foram encontrados dentro do túnel que estava sendo cavado na cela 11 do Pavilhão B da unidade.

A fuga vinha sendo monitorada pela Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí (Dipe) em conjunto com a gerência e a coordenação de disciplina da Penitenciária Irmão Guido.
 
A ação dos detentos foi contida também com auxílio dos agentes penitenciários de plantão na unidade prisional, Força Tática do Promorar e do Grupo de Intervenção Prisional da Companhia de Presídios da Polícia Militar.
 
De acordo com o diretor de Inteligência da Secretaria de Justiça, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, uma vistoria com alvos pontuais foi realizada na unidade, a qual identificou o túnel em início de escavação, com direção à parte externa do pavilhão.
 
“Identificamos que a fuga estava prevista para acontecer na madrugada desta quinta, inclusive com apoio de público externo, que daria suporte aos fugitivos. De imediato, solicitamos a transferência de cinco detentos que estavam sendo monitorados”, explica Pitombeira.
 
Ainda segundo o diretor da Dipe, as serras encontradas seriam usadas para liberar internos de outras celas, onde também foram encontrados objetos. “Todos os dias realizamos vistorias e impedimos que mais problemas como este ocorram”, frisa Luís Pitombeira.
 
O secretário de Justiça Daniel Oliveira destaca que o serviço de inteligência tem colaborado para reduzir problemas nas penitenciárias. Segundo o gestor, as parcerias com os agentes de segurança dá eficácia e efetividade às abordagens nas unidades.
 
“Existe todo um monitoramente que vem, diuturnamente, sendo realizado com o objetivo de evitar esses e outros transtornos. A Dipe, os agentes, a gerência e os policiais militares estão de parabéns pela rapidez da ação e pelo trabalho conjunto”, ressalta Daniel Oliveira.
 
Na última sexta (7), policiais militares e agentes penitenciários com apoio da Força Tática da Polícia Militar prenderam três indivíduos passando drogas e celulares para o pavilhão B da Irmão Guido, dois deles menores de idade.
 
Os três tinham celulares, pilhas, baterias e drogas. Após a prisão, uma vistoria no pavilhão foi coordenada pela gerência e coordenação de disciplina da unidade e pelos oficiais da Dipe e mais objetos foram retirados do local. A ação de hoje é resultado desse monitoramento.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais