Cidadeverde.com

Wellington propõe modelo de PPP para incentivo aos microempreendedores

Imprimir

O governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta segunda-feira (17), com membros da diretoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae–PI) e os secretários do Governo, Turismo, Administração, Planejamento e Desenvolvimento Tecnológico. Na pauta: A competitividade do agronegócio e do turismo, a inclusão socioeconômica, o desenvolvimento regional sustentável e o apoio do Sebrae –PI aos empreendedores do estado.

Na oportunidade, o governador apresentou a experiência do estado do Acre em um novo modelo de arranjo econômico, em que se adota uma Parceria Público-Privada Comunitária, que visa incluir o setor público, a iniciativa privada e organizações de agricultura familiar, por meio de uma empresa de sociedade anônima. Esta reunirá pequenos, médios e grandes proprietários, inseridos em um sistema de gestão eficiente, em que buscarão inserção no mercado e inclusão produtiva.

“No Piauí, o modelo incluirá o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento; cooperativas; investidores privados e o Fundo Brasil que Cresce, do Governo Federal”, acrescentou o gestor.

Wellington destacou a importância da parceria do Sebrae com a Junta Comercial do Piauí (Jucepi), por meio do Projeto de Implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no Piauí, cujo objetivo é simplificar o registro e a legalização de empresas, reduzindo a burocracia. O chefe do executivo estadual acrescentou que o Governo está fazendo um estudo para identificar quais arranjos produtivos são mais competitivos.

"Vamos trabalhar para desenvolver a economia do estado dando oportunidade e infraestrutura aos pequenos produtores, incluindo a agricultura familiar e comprando os produtos do pequeno negócio", afirmou Dias.   

Segundo o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, a meta do órgão é  desenvolver ações com foco em resultados positivos para os pequenos negócios, de maneira a fortalecer a competitividade desses empreendimentos, por meio da melhoria da gestão e do aumento da eficiência produtiva. “Estamos apoiando ações voltadas para inovação, difusão de tecnologias, mercado, certificação, responsabilidade social e outras áreas”, explicou Lacerda.

O superintendente destacou que o Sebrae tem investido em projetos para desenvolvimento econômico territorial, promovendo o encadeamento produtivo e a revitalização de espaços comerciais. Dentre os projetos implementados pelo órgão estão o Sertão Empreendedor, que leva noções de empreendedorismo a alunos da rede pública e privada de ensino e o programa Compre do Pequeno Negócio, que pretende promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo e contribuindo para o fortalecimento da economia do Piauí.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais