Cidadeverde.com

Cardeal peruano é acusado de plagiar antigos Papas

Imprimir

Um cardeal do Peru foi acusado de plagiar dois antigos Papas em seus artigos publicados no jornal peruano “El Comercio”. O religioso Juan Luis Cipriani, que escrevia periodicamente na publicação, utilizou trechos escritos por outros pontífices sem dar o devido crédito à fonte.

Devido ao fato, o El Comercio decidiu que não irá mais publicar os textos do cardeal Cipriani que, segundo o site Utero.pe — que fez a denúncia— , trazia trechos copiados de escritos do Papa Bento XVI e do Papa Paulo VI.

“Todos os meus ensinamentos vêm dos pontífices da Igreja. Eu sempre teria de dizer: como o Papa fulano disse...”, argumentou o cardeal e arcebispo de Lima ao pedir desculpas aos fiéis.

O religioso acrescentou ainda que os Papas não têm direito de propriedade sobre suas palavras que, na verdade, constituem o “legado da fé”.

Entre os trechos plagiados estão seis parágrafos do livro “Communio” do Papa Bento XVI e partes da encíclica “Ecclesiam suam”, escrita pelo Papa Paulo VI. Após a polêmica, o El Comercio apagou dois artigos de Cipriani e afirmou que não voltará a publicar textos do cardeal.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais