Cidadeverde.com

Folha de São Paulo faz homenagem a Deoclécio: "'Roberto Carlos' do jornalismo"

Imprimir

O jornalista Deoclécio Dantas Ferreira, 77 anos, que faleceu vítima de infarto em sua residência, em Teresina, ganhou homenagem do obituário da Folha de São Paulo, um dos jornais de maior circulação nacional. Com o título, “O 'Roberto Carlos' do jornalismo piauiense”, o periódico lembra suas peripécias no jornalismo e destaca seu legado para a comunicação do Estado. Deoclécio morreu no último dia 10 de agosto. 

Veja na íntegra:

Mortes: O 'Roberto Carlos' do jornalismo piauiense

Aconteceu há cerca de dez anos, numa livraria de Teresina, no Piauí. O jornalista e escritor Deoclécio Dantas Ferreira chegou acompanhado do filho Tito quando foi abordado por uma jovem.

"O senhor é o Deoclécio Dantas do rádio?", perguntou a moça, que vinha de Pau D'Arco do Piauí, cidadezinha a 78 km da capital do Estado. Ao ouvir a resposta afirmativa, teve o rosto iluminado.

"Na hora do programa do senhor, parecia show do Roberto Carlos, ninguém saía de casa lá em Pau D'Arco!", referindo-se ao programa jornalístico que Deoclécio comandou na rádio Pioneira de Teresina, sempre ao meio-dia.

Entrou na emissora em 1965, em meio à cobertura do caso de uma família que, sem querer, foi intoxicada por veneno de rato.

À época, com 20 e poucos anos e formado num curso técnico de contabilidade, escrevia para o jornal "O Compasso".

Na ausência de um repórter da rádio no hospital, enviou ele mesmo um boletim e caiu nas graças do diretor da emissora.

Nesse mesmo ano, conheceu Josélia. Fiel ouvinte, ela se apaixonou primeiro pela voz, depois pelo homem que encontrou na praça Pedro 2º, frequentada pelos "bons partidos solteiros" da cidade. Foram casados por 50 anos.

Além do rádio, passou pela TV e outros veículos da mídia impressa —foi o primeiro correspondente da revista "Veja" na capital do Piauí.

Publicou quatro livros e ocupava a cadeira de número 15 da Academia Piauiense de Letras. Foi ainda vereador, vice-prefeito de Teresina e deputado estadual.

Morreu no dia 10, aos 77 anos. Sofreu um infarto enquanto dormia e foi encontrado com a mão sobre o aparelho de rádio. Deixa a mulher, três filhos e três netos.

 

Fonte: Folha 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais