Cidadeverde.com

Operação Forjas: Ibama confirma afastamento e servidores presos pela PF podem ser demitidos

A Justiça Federal determinou o afastamento imediato dos dois fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após eles terem sido presos pela Operação Forjas, da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira (26).
 
Em entrevista ao Jornal do Piauí, o superintendente do Ibama no Piauí, José Ivan dos Santos Cruz, os dois funcionários apontados pela operação como sendo suspeitos de participação no esquema podem ser exonerados dos cargos.
 
"Estamos aguardando a Polícia Federal dizer qual a real participação deles. No primeiro momento, a Justiça só determinou o afastamento de 30 dias. Caso eles sejam condenados, podem ser até demitidos", informou José Cruz.
 
A Operação Forjas foi deflagrada para reprimir a pratica de crimes ambientais e fraudes contra ordem de fiscalização ambiental. No Piauí, além dos dois fiscais do Ibama, mais 9 pessoas foram presas, dentre elas uma ex-funcionária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar).
 
As investigações começaram há cerca de três anos. De acordo com a delegacia de Repressão ao Crime Organizado, as pessoas que participavam do esquema falsificavam o Documento de Origem Florestal (DOF) ao informarem no sistema que a madeira retirada para a produção de carvão tinha origem no Piauí, quando na verdade a lenha era desmatada em outros estados, em áreas mais próximas de indústrias siderúrgicas.
 
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais