Cidadeverde.com

Oliver Sacks, médico autor de 'Tempo de despertar', morre aos 82 anos

Imprimir

O neurologista e escritor best-seller britânico Oliver Sacks morreu aos 82 anos neste domingo (30), vítima de câncer, informa o  jornal "The New York Times", que o descrevia como "o aclamado poeta da medicina moderna". O autor de livros de sucesso como "Tempo de despertar" (1973), adaptado para o cinema em 1990 com Robin Williams e Robert De Niro, "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu" (1985) e "Um atropólogo em Marte" (1995) estava em sua casa, em Nova York.

Em fevereiro, Sacks havia revelado seu estado terminal em um artigo publicado na seção de opinião do "New York Times". "Há um mês pensava que estava bem de saúde, inclusive muito bem", escreveu na época. "Mas a minha sorte acabou. Umas semanas atrás soube que tenho várias metástases no fígado."

No texto, contou que havia sido diagnosticado e tratado, nove anos antes, de um raro melanoma que o deixou cego de um dos olhos, mas que recentemente tinha se tornado parte do "desafortunado 2%" dos pacientes nos quais esse tipo particular de câncer se expande.

Obras
Em "Tempo de despertar", Sacks faz um relato autobiográfico em que conta sua experiência com pacientes que sofrem de uma condição chamada encefalite letárgica. Narra também como, a partir da administração de um remédio de uso controverso, chamado levodopa, os doentes conseguiram sair, pelo menos brevemente, de seus estados catatônicos.

A história foi adaptada em um filme homônimo em 1990, protagonizado por Robin Williams, no papel do médico, e Robert De Niro, no papel de um paciente. O longa teve três indicações ao Oscar.

Em "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu", Sacks contou histórias de casos de várias condições neurológicas raras. Em outros livros explorou a surdez, o daltonismo e as alucinações.

Além de escrever livros, publicou artigos em revistas como "New Yorker" e "New York Review of Books".

Autobiografia
Oliver Sacks nasceu em 1933, em Londres, em uma família de médicos e cientistas (a mãe era cirurgiã e o pai, clínico geral). Sacks formou-se em medicina em Oxford e depois se mudou para os Estados Unidos para fazer residência em São Francisco, na University of California (UCLA). Morava em Nova York desde 1965, onde trabalhou como neurologista.

Foi professor de neurologia e psiquiatria da Universidade de Columbia entre 2007 e 2012. Nos últimos anos, foi professor de neurologia da faculdade de medicina da New York University.

Em abril deste ano, Sacks lançou sua autobiografia, publicada no Brasil em julho com o título "Sempre em movimento – Uma vida" (Companhia das Letras). Em suas memórias, o autor e neurocientista fala de sua carreira como médico e também sobre a homossexualidade e o vício em drogas na juventude.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Oliver Sacks