Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre insônia no quadro Saúde

Imprimir

O quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça(1) falou sobre insônia, um distúrbio do sono que afeta 19 por cento da população brasileira, de acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia.

Esse problema, a curto prazo, causa cansaço, irritabilidade, mau humor, perda de concentração e memória. Em longo prazo pode levar à obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes.

Algumas atitudes podem combater a insônia como não ficar até tarde acessando redes sociais, pois desperta o cérebro; evitar comer grandes quantidades à noite; estipular um horário certo para dormir; não fazer atividade física intensa uma hora antes de deitar; não tomar café ou chá que contenha cafeína, e não fumar.

No estúdio do Notícia da Manhã, o médico do sono, Cícero Alves, acrescentou que o hábito de viver 24 horas por dia conectados tem trazido consequências desastrosas ao sono.”A principal causa de insônia nos jovens é o uso inadequado de equipamentos eletrônicos”, disse.

O doutor informou também que o sono é essencial para o equilíbrio hormonal e cardiovascular. Segundo ele, quem dorme mal mantém os níveis de hormônios elevados.

O médico do sono explicou ainda que a Organização Mundial de Saúde considera que uma pessoa sofre de insônia, quando tem dificuldade de iniciar ou manter o sono ou quando tem a sensação de sono não restaurador ao acordar.

Quanto ao uso de medicamentos para dormir, Cícero Alves afirmou que esse seria o último recurso e somente com orientação médica. “Medicamentos de tarja preta não devem ser mais administrados”, completou.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre insônia!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais