Cidadeverde.com

Teresina ganha Centro para tratar jovens com transtornos psicossociais

Imprimir

Crianças e adolescentes com transtornos mentais e/ou usuários de álcool e outras drogas terão atendimento especializado, a partir desta terça-feira (08), com a inauguração da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil(Capsi). Anteriormente, os pacientes eram atendidos em um espaço anexo ao Hospital Areolino de Abreu. 

Thiago Amaral

O Capsi possui espaço amplo, com consultórios, espaço para terapia, área esportiva, refeitório e brinquedoteca, ofertando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários; atendimento nos momentos de crise. O tratamento também busca a rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e vida cotidiana.

O Centro tem capacidade de atendimento de 40 pacientes por dia, sendo em média 800 por mês, com idade até os 18 anos.

"Como o Capsi é estadual poderá referenciar outros municípios do Estado. Para ter acesso, o pacientes deverá vir da UBS, a referência para a Central de Marcação de Consultas de Teresina, onde o paciente é regulado e tem seu agendamento feito para este Centro", explica o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gestor explicou ainda que o Capsi- localizado no antigo CSU, no bairro Buenos Aires- não que atuará na modalidade de internação. O funcionamento será de 8h às 17h30. O CAPSi vai funcionar 

"A intenção é oferecer acolhimento à criança e ao adoelscente, bem como para família. Vamos dispor de psiquiatras e toda uma equipe multidisplinar para dar total apoio a esta reabilitação dessa criança, desse jovem. A intenção é descentralizar os serviços e instalar centros em outras cidades do Piauí", reitera Costa. 

 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Capsi