Cidadeverde.com

Como a alimentação colorida pode melhorar a sua qualidade de vida

Imprimir

Para melhorar a sua saúde é recomendado comer alimentos coloridos em todas as refeições, porque eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras que garantem o bom funcionamento do organismo. As cores nos alimentos representam diferentes nutrientes e cada cor traz benefícios como prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, além de melhorar a saúde dos ossos, da pele e do intestino.

Para se ter uma alimentação colorida, pelo menos metade do prato deve ser composto por legumes e vegetais, e as frutas devem estar presentes nas sobremesas e nos lanches. Veja abaixo os benefícios que cada cor traz para o organismo.

 

Alimentos amarelos e laranjas para a pele

Os alimentos amarelos e laranjas têm essa cor devido a substâncias chamadas carotenóides, que são anti-oxidantes, e são ricos em vitaminas A, C e E. Alguns exemplos desses alimentos são laranja, cenoura, abacaxi, milho, abóbora, mamão, tangerina e batata-doce. Esse alimentos trazem benefícios à saúde como:

Prevenção de doenças cardiovasculares;
Prevenção de câncer;
Proteção da visão;
Ação antialérgica;
Manutenção da saúde da pele e dos cabelos.
Os alimentos laranjas também ajudam a manter o bronzeado, pois estimulam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Veja como garantir o bronzeamento da pele mesmo sem pegar sol.

 

Alimentos verdes para anemia

Os alimentos verdes têm essa cor devido à clorofila, e têm propriedades anti-oxidantes e desintoxicantes, além de serem ricos em fibras. Esses alimentos são ricos em cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e vitaminas A, C, E e K, e seus principais representantes são alface, espinafre, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, pepino, coentro, kiwi e abacate. Os benefícios que esses alimentos trazem à saúde são:

Prevenção e combate da anemia;
Prevenção da osteoporose;
Prevenção do câncer;
Melhora do controle do diabetes;
Redução da pressão arterial;
Redução do colesterol.
Para potencializar a absorção do ferro no intestino, os alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos juntamente com uma fonte de vitamina C, como os alimentos amarelos.


Alimentos brancos para os ossos

Os alimentos brancos contêm polifenóis, cálcio, potássio e magnésio, e sua cor clara é devido a uma substância chamada flavina. Nesse grupo estão a batata, a cebola, o alho, os cogumelos, o couve-flor, o alho poró, o inhame, o nabo, a graviola, a banana e a pêra. Esse alimentos contribuem com a saúde através da:

Formação e manutenção dos osso;
Prevenção de doenças cardiovasculares;
Prevenção de câncer;
Bom funcionamento dos músculos, inclusive do coração;
Fortalecimento do sistema imunológico.
Apesar de os alimentos brancos serem pouco lembrados ao se falar em alimentação colorida, eles devem sempre estar presentes em uma refeição saudável.


Alimentos vermelhos para desintoxicar

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, antioxidante e responsável pela cor avermelhada, e antocianina, que ajuda no controle do diabetes. Exemplos de alimentos vermelhos são morangos, pimenta, tomate, maçã, framboesa, cereja e melancia. Seus benefícios à saúde são:

Melhora da circulação sanguínea;
Prevenção do câncer;
Eliminação de substâncias tóxicas ao organismo;
Prevenção do cansaço e da depressão;
Hidratação e controle da pressão arterial.
A quantidade de licopeno aumenta com o aumento da temperatura, e por isso os molhos de tomates são excelentes fontes desse antioxidante.


Alimentos marrons para o intestino

Os alimentos marrons são ricos em fibras, gorduras boas, selênio, zinco e vitaminas do complexo B. Nesse grupo estão feijão, amendoim, nozes, castanhas, canela, aveia e alimentos integrais, como arroz integral. No nosso organismo, esse alimentos têm ação de:

Regulação intestinal e prevenção da prisão de ventre;
Controle do colesterol e da diabetes;
Prevenção de doenças cardiovasculares;
Prevenção de câncer;
Fortalecimento do sistema imunológico.
Os alimentos integrais, por serem ricos em fibras, são ótimos para regular o trânsito intestinal.

 

Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais