Cidadeverde.com

Apresentações culturais celebram 30 anos do movimento de ex-pacientes de Hanseníase no Piauí

Imprimir

Shows culturais vão celebrar os 30 anos do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) no Piauí. Fundado por Ruimar Batista, que era estudante quando descobriu a doença, o movimento é nacional busca o fim da Hanseníase e a conscientização da sociedade. A comemoração acontece no Memorial Zumbi dos Palmares, às 19h de sábado (12). 

De acordo com o fundador do Morhan, o evento terá diversas apresentações culturais, como Dimas Bezerra e o grupo Coisa de Nêgo. O maior objetivo é destacar a importância do combate à doença, que ataca a pele e o sistema nervoso do paciente e é marcada pela desinformação, estigma e preconceito. 

Dentro das principais conquistas do grupo nos últimos anos, a importância de combater a doença, a capacitação dos profissionais de saúde e a informação à população estão entre os destaques. 

Francilene de Carvalho, que integra o Morhan há seis anos e faz parte do Conselho Estadual de Educação, informa ainda que o dia da fundação do Movimento no Piauí, - 12 de outubro - deve ser tornar o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. 

"A deputada Flora Isabel [PT] propôs o projeto que institui a data e estamos muito confiantes. Queremos que a doença seja combatida, que as pessoas tenham mais informação e que os profissionais saibam receber um paciente, saibam diagnosticar e atender alguém com a doença", declarou. 

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença contagiosa de origem bacteriana e pode ser transmitida por vias aéreas ou contato prolongado com pessoas que não estejam em tratamento. É possível evitar o contágio fazendo um diagnóstico rápido e iniciando o tratamento - que é gratuito pela rede pública. 

Os sintomas podem ser manchas sem sensibilidade na pele, de cor avermelhada os esbranquiçada (como micoses simples), formigamentos e queda dos pêlos no local da mancha. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais