Cidadeverde.com

"Papa" empresarial, Vicente Falconi diz em Teresina que boa gestão é arma contra a corrupção

Imprimir
  • falconi10.jpg Yala Sena
  • falconi9.jpg Yala Sena
  • falconi8.jpg Yala Sena
  • falconi7.jpg Yala Sena
  • falconi6.jpg Yala Sena
  • falconi5.jpg Yala Sena
  • falconi4.jpg Yala Sena
  • falconi3.jpg Yala Sena
  • falconi2.jpg Yala Sena
  • falconi1.jpg Yala Sena

Conhecido como "guru do Brasil" e "papa" da gestão empresarial, o professor e consultor Vicente Falconi esteve em Teresina nesta segunda-feira (14) e comentou a crise econômica no Brasil, os principais erros dos agentes públicos e a importância de uma boa gestão pública para o combate à corrupção no setor público. O consultor realizou palestra na capital piauiense durante solenidade de entrega da medalha do mérito da construção civil. 

De acordo com o professor, o fato de uma boa gestão incluir diversos agentes de controle diminui as chances de alguém corromper ou ser corrompido dentro do sistema. 

"A gestão é uma arma contra a corrupção, porque com uma boa gestão há o dominio das informações por muito mais gente, há esse controle muito maior porque tem muito mais gente controlando. Não tenho dúvidas de que é uma arma contra a corrupção", declarou.  

Ele disse ainda que há pelo menos três erros básicos cometidos pelos políticos e agentes públicos atualmente no Brasil. Eles seriam permitir o desequilíbrio econômico, falta de prioridades e ausência de visão de futuro. 

"Um ponto muito importante é que ignoram o equilíbrio econômico. Seja no lar, uma pequena cidade, estado ou nação. A coisa principal é isso. Se permitir que haja desequlíbrio econômico, desequilibra tudo. Depois, um erro clássico é não saber o que é priopridade. E não é o que está na cabeça da gente, mas o que uma análise de números mostra". E finaliza: "Por fim, uma falta de visão de futuro. E daqui 50 anos? 30? 10? 5? O que temos que fazer esse ano, e ano que vem?". 

Segundo ele, diante desses erros, os políticos brasileiros vão apenas reagindo às situações, como crises. Uma boa gestão pública, de acordo com o professor, permite que as coisas sejam colocadas em seu devido lugar. 

Para ele, o Brasil está em uma crise evidente e o conselho que o consultor deixa é para que cada um faça o que está ao seu alcance. 

"Depende de nós fazer o que está ao seu alcance, na sua casa, sua empresa. Como cortar custos, fazer o possível para sobreviver, vender ao maximo e trabalhar em dobro", disse. 

Sua palestra aconteceu no auditório do hotel Metropolitan, durante evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que contou com a presença de Pedro Campos, filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O jovem foi homenageado na solenidade. 

 

Yala Sena e Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais