Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre uso da hipnose em tratamentos

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça(15), falou sobre o uso da hipnose como ferramenta terapêutica nos consultórios de psicologia.Ela vem sendo usada com sucesso para mudança de hábitos e problemas comportamentais. Trata-se de uma técnica milenar, que ganha adeptos a cada dia. Muitas pessoas estão buscando na hipnose a cura de males do corpo e da mente.

Na reportagem, exibida durante o quadro, o psiquiatra e hipniatra, Vicente de Paulo, explicou que a hipnose funciona como uma ferramenta de acesso a informações que estão armazenadas no inconsciente. Ele destacou que é necessária uma avaliação prévia do quadro do paciente para ver a indicação da hipnose no tratamento e observar se essa pessoa pode ser submetida ao processo hipnótico sem nenhuma consequência danosa.

A matéria mostrou o exemplo do administrador Marcus Vinicius, que sofria de asma e há dois anos decidiu fazer hipnose. Segundo ele, após a primeira sessão teve uma surpresa muito grande e conseguiu dormir e acordar bem melhor. "Após duas, três sessões me senti livre", afirmou.

No estúdio do Notícia da Manhã, a psicóloga Luciana Carvalho deu mais informações sobre a hipnose e explicou que o maior medo do paciente é perder a consciência, mas segundo ela, a hipnose não tem essa intenção terapêutica e não funciona assim. "A hipnose em si não é uma terapia é uma ferramenta no processo terapêutico", explicou.

Luciana Carvalho ainda disse que a hipnose é capaz de melhorar problemas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e ajuda em situações do dia a dia como o stress, tensão e dependência química. A psicológa esclareceu também que a hipnose é uma das ferramentas utilizadas na chamada terapia breve, que tem no máximo 12 a 14 sessões. A especialista acrescentou que no processo terapêutico é preciso manter uma parte consciente do paciente para que ele retenha o comando, a informação que é dada na sessão hipnótica, e o aplique no dia a dia.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais