Cidadeverde.com

Governo inicia processo de integração das Policias para reduzir criminalidade

Imprimir
  • centro5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro8.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro10.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro11.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • centro12.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca-2.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • reuniao-seguranca.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

Durante realização de visita técnica do Ministério da Justiça ao Piauí para instalação do Centro Integrado de Comando e Controle, foram definidos e apresentados a forma de atuação do sistema no estado. O objetivo é integrar a tecnologia de todas as polícias, incluindo as da instância federal. De acordo com o capitão Alex Neves, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o objetivo é atender a demanda da segurança do Piauí, seja ela em situação de crise ou no dia a dia. Para isso, será necessário grande investimento em aparato tecnológico.

“Temos que estabelecer o nível de criticidade que significa uma tolerância de falhas no sistema. É preciso que o sistema não pare ou pare o mínimo possível, porque isso pode representar vidas que os Bombeiros deixarão de salvar ou vítimas de roubos que não serão atendidas. Nossa previsão é de que o sistema pare por no máximo 22 horas por ano”, afirmou.

O secretário de segurança do Estado, capitão Fábio Abreu, destacou que o sistema já foi implantado nos estados que sediaram a Copa do Mundo no Brasil com excelente resultado. No Piauí, o Centro será instalado próximo ao Cfap e a construção deve iniciar ainda este ano. O funcionamento está previsto para o 1º semestre de 2016.

“Será um local onde ficarão reunidos todos os aparatos tecnológicos de todas as polícias e instituições que compõem a segurança, como Samu e Corpo de Bombeiros, por exemplo. Funcionará com o monitoramento por meio de câmeras de segurança e rastreamento que garantirão maior efetividade na atuação da segurança”, declarou.

Para a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o local será construído na intenção de que o Estado se antecipe aos momentos de crise, aderindo a uma forma moderna de fazer segurança. “Em tempo de escassez de recursos, temos que melhorar nossas formas de investimentos. Estamos dando o pontapé inicial para que o Piauí esteja na vanguarda da segurança pública”, disse.

Atuarão em conjunto no Centro as polícias federal, civil e militar, além das polícias de trânsito, rodoviárias, o Samu, os Bombeiros e as secretarias de Justiça e Segurança. O Piauí foi um dos primeiros a se inscrever para ter a implantação do Centro depois dos estados que sediaram a Copa do Mundo. 

Corte de custos

Para representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, a implantação do sistema é considerada uma importante mudança para aumento da eficiência na prestação dos serviços. Outro ponto importante apontado pelos representantes das instituições é o corte de custos. 

Para o Coronel Carlos Frederico, a redução de gastos será percebido logo que o sistema seja implantado.

"Quando temos uma ocorrência do tipo acidente ou mal súbito, por exemplo, é comum estarmos atendendo e em seguida chegar uma ambulância do Samu. Com o sistema integrado, não acontecerá mais isso, quando uma instituição for acionada, todas as outras saberão", destacou. 

O delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista, destacou que a proximidade das polícias facilitará a organização para o combate ao crime.

"Rapidamente poderão ser definidas atuações não apenas operacionais, mas também de inteligência da polícia, como articulação de operações e ações de combate ao tráfico", destacou. 

 

Maria Romero (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais