Cidadeverde.com

Saiba como identificar se o ovo está fresco para o consumo ou não

Imprimir

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo e também o que mais gera dúvidas entre os consumidores.

É normal ver casos de pessoas que não comem ovos por medo de colesterol, porque durante muito tempo tem sido dito que eles poderiam influenciar no aumento do mesmo.

No entanto, está demonstrado que o consumo de ovo é muito saudável, pois contém proteínas, minerais e vitaminas que fornecem grandes benefícios para o corpo.

Agora, uma das questões mais importantes dos consumidores quando se trata de comer ovos é saber se estão frescos para o consumo, pois se sabe que quando estão vencidos não têm o mesmo sabor e, de fato, podem ser prejudiciais para o organismo.


Para que um ovo seja seguro para o consumo o ideal é que esteja em boas condições de armazenamento e em um ambiente adequado. Por isso, é importante ter em conta as seguintes recomendações:

- A casca deve estar limpa e intacta.
- Ao agitá-lo, não deve ser ouvido como se tivesse líquido em seu interior.
- Uma boa dica é colocá-lo em um copo de água. Se afundar significa que está fresco; do contrário, se flutuar, significa que está em más condições.
- Se ao quebrar o ovo a sua clara se dispersa, está indicando que ele perdeu o seu frescor.
- Ao rompê-lo, você deve observar uma clara transparente, de consistência gelatinosa e livre de qualquer matéria estranha.
- A gema não deve estar quebrada e deve, quando exposta à luz, exibir como uma sombra, sem contorno aparente; e não deve se separar da clara ao se submeter o ovo a um movimento giratório.
- Não deve liberar cheiros raros ou desagradáveis.
- Depois de cozinhá-los e cortá-los verticalmente, devem ter a gema inteira e com consistência compacta para indicar o frescor.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais