Cidadeverde.com

Piauí tem mais de 16 mil hectares de áreas irrigáveis em implantação

Imprimir

Facilitar a convivência do homem nas regiões mais castigadas pelas secas é uma das missões do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), que no Piauí mantém em funcionamento seis perímetros irrigados que produzem acerola, caju, coco, manga, mandioca, melancia, dentre outras frutas, além de piscicultura.

Segundo o coordenador estadual, Antônio Djalma Bezerra Policarpo, os perímetros são ações importantes que geram renda às famílias. O Platô de Guadalupe, no município de Guadalupe, tem área desapropriada de 17.704,57 hectares , com um total de 3.196,86 hectares de área irrigada implantada com 117 irrigantes, que produzem banana, goiaba, coco e maracujá. “Nesse perímetro, temos novas áreas empresariais que devem entrar em operação neste ano, com mais 465,32 hectares”, disse.

Localizado no município de Parnaíba, o Perímetro Irrigado do Tabuleiros Litorâneos do Piauí tem uma área irrigada plantada de 800 hectares de um total de 10.340,76. “Está em implantação a irrigação de uma área de  5.740 hectares, o que vai aumentar em seis vezes o tamanho atual”, disse o coordenador, destacando que entre as principais culturas estão a acerola, coco, caju e manga, com toda produção comercializada tanto no Brasil quanto no exterior.

O Perímetro Irrigado Vale do Gurguéia é outro projeto coordenado pelo Dnocs, localizado na cidade de Alvorada do Gurguéia, com uma área irrigada implantada de 1.974 hectares, que cultiva melancia, banana, mandioca, feijão, milho e coco. “Temos novas áreas empresariais a serem licitadas para entrar em operação no ano de 2015 num total de 658,91 hectares”, explica. Nesse perímetro, Djalma Policarpo diz que foi executada licitação na modalidade pregão para aquisição de seis conjuntos motobombas para atender melhor o sistema de irrigação.

Atendendo 177 irrigantes, o Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí, no município de Luzilândia, tem área irrigada plantada de 469 hectares e  há previsão para implantação de novas áreas empresariais a serem licitadas para entrar em operação ainda neste ano.

Em Simplicío Mendes, Djalma Bezerra Policarpo, informa que 86 irrigantes produzem banana, mandioca, feijão e milho numa área irrigada e plantada de 62 hectares. O perímetro Irrigado Caldeirão, em Piripiri, tem como destaque a piscicultura.

O coordenador declara que há meta de expandir os perímetros já existentes e alcançar maior número de irrigantes e grupos empresariais. Ao todo, nessas unidades, o total de áreas implantadas com infraestrutura de irrigação de uso comum compreende 8.787,96 hectares. Já, o total de áreas irrigadas e plantadas soma 2.232 hectares, com 863 famílias assentadas. “Estima-se que as novas áreas programadas com infraestrutura de irrigação em operação no ano de 2015 chega a 1.229,24 hectares e o total de áreas irrigáveis em implantação chega a 16.240,00 hectares”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais