Cidadeverde.com

Cidade Viva faz eliminatória do Quentinha de Ouro e dá dica de prato saudável

Imprimir

O Cidade Viva realizou nesta terça(21) a primeira eliminatória do concurso “Quentinha de Ouro”.

Disputaram a preferência do público de casa e de convidados do programa, as quentinhas de dona Pretinha e da Eliane. O resultado final foi a eliminação de dona Pretinha e a permanência de Eliane na competição.

A nutricionista Nailma Fonseca foi uma das convidadas da atração para julgar as quentinhas. Além de seu voto ela falou sobre como seria uma quentinha saudável. Segundo ela, o ideal é um prato com variação de cor, sabor e porções.

A profissional sugere uma quentinha com três colheres de carboidrato(arroz); uma concha de feijão; uma porção de proteína, que pode ser um pedaço de carne, peixe ou frango do tamanho da palma da mão, e ainda, uma porção generosa de salada crua ou cozida a vapor. Essa salada pode ser basicamente de cenoura ralada, alface e tomate.

A nutricionista recomenda também o consumo de uma fruta após a refeição, que pode ser uma fatia de abacaxi ou uma laranja com bagaço. Ela orienta ainda a não ingerir líquido durante a refeição, pois pode acontecer uma distensão do estômago. “O recomendável é beber meia hora antes ou meia hora depois da refeição”, falou.

Para a profissional, a quentinha sugerida é suficiente para quem trabalha o dia todo e precisa repor nutrientes e obter energia. Mas ela ressalta que essa seria a refeição principal e que toda pessoa deve fracionar o máximo possível a sua alimentação, procurando comer sempre de três em três horas.

Outra importante observação feita pela nutricionista Nailma Fonseca é evitar o consumo de uma quentinha visivelmente gordurosa, com excesso de carboidrato e temperada com muito sal, pois pode contribuir para elevação do colesterol e triglicerídeos e o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes tipo 2.

Além de todas essas recomendações a especialista ainda lembrou que na hora de comprar uma quentinha é preciso saber a procedência da comida e os cuidados com a higiene no preparo dos alimentos.

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais