Cidadeverde.com

Estudantes participam de rodada de conversa sobre segurança no trânsito

Imprimir

Com o objetivo de orientar os alunos da Rede Municipal de Ensino para intervir melhorando a segurança no trânsito, 150 alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional participaram de sessão de vídeos e bate-papo sobre as escolhas e consequências no trânsito.
 
A ação faz parte das atividades que estão sendo realizadas referentes à Semana Nacional do Trânsito, que está acontece de 18 a 25 de setembro em Teresina. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) integra a Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito de Teresina, e através dos programas desenvolvidos, desperta a cidadania no Trânsito entre os estudantes.
 
A finalidade da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito é conscientizar e sensibilizar os jovens que estão em fase de formação a compreenderem a importância das suas escolhas para a segurança, promovendo no futuro, a segurança no trânsito.
 
Durante o bate-papo os alunos de língua portuguesa do 7º ao 9º ano do Programa Cidade Olímpica Educacional foram estimulados a participarem do V Prêmio Cidade Teresina de Educação no Trânsito que têm como objetivo estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletirem sobre comportamentos dos usuários no trânsito.

Os estudantes foram orientados a produzirem seus trabalhos através de historias em quadrinhos, com personagens inéditos, ou musicas e parodias, com o tema “Motociclistas no trânsito, porque morrem tanto?”. Temática a ser trabalhada por todos os estudantes do 7º ao 9º ano que desejem participar do concurso.
 
Segundo Audea Lima, Coordenadora do Programa Trânsito e Cidadania da Semec, essa é uma temática que precisa ser trabalho de forma continua em todas as escolas, desde as crianças da pré-escola, até os jovens que estão em fase de formação.

“O trânsito é um problema de saúde pública, por isso a necessidade de despertar para a mudança de comportamento, e os jovens são nosso principal foco. E a Semec está contribuindo através dos programas que favorece aos alunos o despertar da cidadania no trânsito”, explica Audea.

Valdete Silva Coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional explica a importância de oportunizar discussões sobre a gravidade no que diz respeito ao descumprimento das Leis de Trânsito para os jovens. “A temática do trânsito é uma oportunidade para que esses meninos que são multiplicadores, possam entender melhor sobre a importância dos cuidados que devemos ter” finaliza.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais