Cidadeverde.com

HUT promove pedal noturno para incentivar doação de órgãos

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), promoverá a ação "Pedal Noturno pela Vida", para incentivar a doação de órgãos. A concentração acontece às 19h, desta quinta-feira (24), na avenida Nossa Senhora de Fátima. 

Atualmente, a CIHDOTT é responsável por 40% dos doadores de córneas e 65% dos doadores de múltiplos órgãos em todo Piauí. No primeiro semestre, deste ano, o HUT dobrou o número de doadores de múltiplos órgãos. Em 2014 houve um aumento de 35% nas doações de córneas e 10% nas doações de múltiplos órgãos em relação ao ano anterior.

A Comissão é constituída por uma equipe multidisciplinar sendo, dois psicólogos, quatro enfermeiros e um médico. Os profissionais trabalham 24h e se revezam para para dar cobertura a todos os óbitos e mortes encefálicas que ocorrem no HUT.

De acordo com a enfermeira Nadja Miranda, membro da CIHDOTT, a Comissão faz busca ativa, diariamente, em todos os setores do hospital para identificar potenciais doadores e fortalecer a rede de comunicação com os profissionais da instituição, visando a sensibilização em torno da temática. Além disso, são responsáveis pela entrevista com os familiares desses possíveis doadores de órgãos ou tecidos.

“Nosso papel não é convencer os familiares a autorizarem a doação, e sim acolhê-los em um momento tão difícil, esclarecer dúvidas sobre o diagnóstico de morte encefálica, bem como sobre o processo de doação de órgãos, para que ao final eles possam tomar uma decisão com segurança e tranquilidade”, explicou a enfermeira.

O diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, destaca que firmou parceria com uma empresa para disponibilizar bicicletas para quem quiser participar do pedal.

“A Giro Radical irá alugar bicicletas para os participantes do nosso evento. Será um momento de reforçarmos a importância de ser um doador de órgãos, pois podemos salvar muitas vidas com esse ato de amor”, explicou Albuquerque.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais