Cidadeverde.com

Dicas para você combater o envelhecimento precoce da pele

Imprimir

Quem não gosta de estar com a pele saudável, lisinha, sem manchas e aparência sempre jovem, não é? Para isso, é preciso ter alguns cuidados essenciais com a pele.

Rugas, manchas, poros dilatados, sulcos e flacidez é o que todas tentamos evitar. Mas, claro, envelhecer é um processo natural pelo qual todas nós passamos, a cada dia e a cada hora. Apesar de não ser possível nos mantermos eternamente jovens, ainda assim é possível amenizarmos os sinais do tempo e nos mantermos bonitas.

Dermatologicamente, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Enfim, se a pele está saudável, isso demonstra que sua saúde está em equilíbrio.

Uma das características importantes deste equilíbrio é o balanço positivo entre os radicais livres e antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas através de processos metabólicos, e que devem ser "neutralizadas" pelos antioxidantes. Por isso, os antioxidantes também chamados de "nutrientes antienvelhecimento".

 


Causas Comuns do Envelhecimento Precoce da Pele

Além do desgaste natural da idade, cuidado com o estresse emocional, sobrecarga de atividades, ansiedade; tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico, que prejudica a pele. A baixa de hormônios femininos pós-menopausa, sol, cigarro e bebida alcoólica também contribuem para o envelhecimento precoce.


Cuidados Rotineiros para Combater o Envelhecimento Precoce da Pele

- Uso diário do protetor solar: O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção UVA e UVB. A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas.


- Limpeza da pele: Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Fazer uma esfoliação da pele pelo menos uma vez na semana elimina as células mortas, deixando a pele suave e macia. Na hora da limpeza do rosto use sabonetes específicos para o seu tipo de pele.


- Retirar a maquiagem para dormir: A maquiagem pode se tornar uma inimiga se não for completamente removida à noite. Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada estimula a abertura dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele áspera e sem brilho.


- Vitamina C e E para pele: A região dos olhos tende a sofrer com os sinais do tempo, causados pela pouca produção de colágeno e elastina. A aplicação de cremes formulados com ácido hialurônico, retinol e vitamina C aumentam a passagem da corrente sanguínea no local, combatendo o envelhecimento precoce. A vitamina E é considerado um dos mais potentes antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres. Pode ser aplicada no rosto por meio de máscaras faciais (feitas em clínicas especializadas) e nutrem peles desvitalizadas. Outra boa opção são os peelings realizados pelos profissionais da área da beleza; ideais para hidratar a cútis e combater seu aspecto áspero, devolvendo o brilho natural.


- Estilo de vida: É claro que o seu estilo de vida também influencia muito na beleza da pele. Alimentação rica em nutrientes antioxidantes, vitaminas e aminoácidos sempre ajudam muito. A prática de exercícios leves e uma vida emocional equilibrada também são grandes aliados.

 

 

Fonte: Beleza e Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais