Cidadeverde.com

Estudante faz homenagem a Esperantina no Cidade Viva; município faz 95 anos

Imprimir

Nesta segunda(28), o Cidade Viva recebeu o estudante de administração Fabrício Bandeira, que canta e compõe por hobby.

Fabrício esteve no programa para prestar uma homenagem à sua cidade natal, Esperantina, que neste 28 de setembro comemora 95 anos.

O esperantinense cantou uma composição de sua autoria, intitulada “Princesa do Longá”.

ESPERANTINA

O Município fica a 208km da capital Teresina e localiza-se na região Norte do Piauí. O nome Esperantina é uma homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Esperança.

A cidade nasceu da Fazenda Taboca, fundada em 1706, pelo Capitão-Mor português Antônio Carvalho de Almeida, à margem esquerda do Rio Longá.

As terras da Fazenda não eram legalizadas e por isso Miguel Carvalho e Silva, descendente do fundador, solicitou a doação da sesmaria, o que foi conseguido em 1739, ficando o local conhecido como Retiro da Boa Esperança, por ser um local onde o gado parava para descansar.

Em 1843 é erguida a Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança, que em 1959 passa a abrigar a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, de Portugal.

Em 1920, o Povoado Retiro da Boa Esperança foi elevado à categoria de Vila e em 1938 à categoria de cidade. Em 1943 passa a se chamar Esperantina.

Confira a homenagem de Fabrício Bandeira!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais