Cidadeverde.com

Dilma se reúne com Lula para fechar reforma ministerial

Imprimir

A presidente Dilma Rousseff se reunirá nesta quarta-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para fechar a reforma ministerial que deve ser anunciada amanhã. A informação foi dada pelo presidente do PT, Rui Falcão, aos senadores petistas que, assim como a maioria do partido, estão insatisfeitos com a perda de espaço no governo para acomodar o PMDB.

Antes de viajar para Brasília, Lula deve participar de reunião da Executiva Nacional do PT, em São Paulo. Ele deve pedir compreensão aos petistas diante do momento difícil. Em conversa na última segunda-feira com um integrante do partido, Lula disse que o PT tem que ir para o “sacrifício” para tentar garantir estabilidade ao governo Dilma.

— Vão-se os anéis e ficam os dedos — disse o ex-presidente a esse petista.

Mesmo com os apelos de Lula, o clima no partido é de indignação, principalmente por ser desalojado do comando do Ministério da Saúde, e com a perda de status de ministério das secretarias das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que são da cota do PT.

— Para salvar o governo, vamos piorar o governo —- disse o senador Jorge Viana (PT-AC).

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), confirmou nesta terça-feira a demissão do ministro Arthur Chioro (Saúde), mas tentou minimizar o fato de o comunicado ter sido feito pela presidente Dilma por telefone, em breve conversa. Da cota do PT, Chioro teve que sair para ceder espaço para o PMDB da Câmara.

— Essa demissão não foi de fato pelo telefone. A presidente conversou longamente com ele na semana passada antes de viajar. Hoje foi apenas a confirmação definitiva — disse Costa, que foi ministro da Saúde no governo Lula.

PETISTAS RECLAMAM DE EXTINÇÃO DE PASTAS

Em reunião com a bancada do PT no Senado, na noite da última segunda-feira, o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) que, na prática, já assumiu a articulação política do governo, disse que o partido tem que se conformar. Os petistas reclamaram de não terem sido avisados previamente pelo governo e pelo comando partidário.

Além da insatisfação com a perda de pastas, senadores do PT, reclamaram na reunião da extinção dos ministérios da Pesca e das Micro e Pequenas Empresa, comandados pelo PMDB e PSD, respectivamente. Segundo senadores petistas, a perda de status de ministério dessas secretarias vai na contramão da política de desenvolvimento para o país implantada no governo Lula e defendida pelo PT.

No redesenho da equipe presidencial, Berzoini deve assumir a Secretaria de Governo, a ser criada, que reuniria as atuais Secretaria Geral e Secretaria de Relações Institucionais, ficando responsável pela articulação política.

A Secretaria de Juventude, hoje vinculada à Secretaria Geral, seria transferida paro o Ministério da Cidadania, a ser criado, que reuniria as secretarias da Igualdade Racial e das Mulheres. Insatisfeitos com esse arranjo, petistas queriam pelo menos que essa nova pasta fosse comandada por uma mulher negra, mas a presidente estuda nomear o ministro Miguel Rossetto (Secretaria Geral) para a função.

Acuado com a reação petista a seu nome e ao fim desses ministérios, lideranças do PT dizem que Rossetto está receoso de assumir essa função, temendo fazer o papel de “coveiro” perante os movimentos sociais.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais