Cidadeverde.com

Árvores são derrubadas na Frei Serafim durante a madrugada e ativistas protestam

Imprimir

A Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS) fez a derrubada e a transplantação de árvores do canteiro central da avenida Frei Serafim na madrugada deste domingo (11), no Centro de Teresina. O serviço pegou de surpresa moradores da capital, por se tratar de um fim de semana de feriadão, e imagens foram compartilhadas no Facebook como forma de protesto contra o desmatamento da região. O movimento ambientalista, #OcupaPraça, responsável por manifestações recentes para impedir a derrubada de árvores na Praça das Ações Sociais, no Parque Piauí, chegou a publicar uma crítica no Facebook, onde descreve que "a tática é agir na calada da noite", e apesar de ser uma ação a nível estadual, chama o prefeito Firmino Filho de "demolidor do Meio Ambiente", veja a crítica na íntegra:

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, que acompanhou pessoalmente a retirada das árvores, afirmou que todo o trabalho faz parte de um planejamento e todas as árvores derrubadas e transplantadas constam em um estudo de impacto ambiental realizado pela secretaria. Para cada árvore derrubada serão replantadas quatro em outro local escolhido pela prefeitura segundo pesquisa. Segundo ele, a madrugada de um fim de semana com feriadão, foi escolhida propositalmente para evitar qualquer transtorno ao trânsito. O trabalho começou por volta das 23h e durou até cerca de 1h30.

Fotos: Reprodução / Facebook

"Se você fizer um serviço como esse ao meio-dia, vai causar um transtorno para a população. Escolhemos o horário de menor fluxo e em um dia que a população em sua grande parte está viajando para que o serviço de transplantio e retirada não causasse nenhum obstáculo a fluidez do trânsito trazendo dissabor ao dia a dia. Para que a gente possa viabilizar a obra, foi preciso transplantar algumas árvores e infelizmente algumas tiveram que ser derrubadas, mas tudo isso está dentro de um estudo de impacto ambiental e constando dentro das licenças. Para todas as árvores retiradas, haverá uma compensação ambiental com o plantio de um número de árvores bem maior", garantiu o gestor.

Com a derrubada, terá início na próxima terça-feira (13), a primeira fase da construção dos acessos para veículos à "ponte do meio", terceira pista da ponte Juscelino Kubitschek. Nesta fase da construção será feito o preenchimento das trincheiras da ponte, o asfaltamento do lastro, possibilitando que a ponte do meio possa ser utilizada por veículos.

"A gente precisa deixar claro que havendo uma maior fluidez na avenida Frei Serafim, nós iremos diminuir os congestionamentos, diminuindo a emissão de CO2 e provocando um menor dano ao meio ambiento, do que com a situação que está hoje. Eu acho louvável o movimento ambientalista, mas com certeza com esse novo projeto que está sendo feito com todos esses estudos de impacto, no meu entendimento será muito melhor", enfatizou o secretário.

Segundo Guilermano, a segunda etapa deverá ser o alargamento da ponte existente no sentido Centro-Leste e a obra total deve ser entregue no prazo de cinco meses.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais