Cidadeverde.com

Unhas encravadas: O que fazer para tratá-las sem aquela dor insuportável

Imprimir

As unhas levemente encravadas podem ser tratadas, tentando-se levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pequeno pedaço de algodão ou gaze entre a unha e a pele, para ajudar a desencravar a unha, levantando-a da pele.

Contudo, quando a área em torno da unha fica muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir o uso de uma pomada antibiótica prescrita pelo médico, podendo também ser preciso realizar uma pequena cirurgia para a retirada da unha.


O que fazer para tratar a unha encravada

Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:

1. Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna ou quente, por cerca de 20 minutos;

2. Tentar levantar o canto da unha que está encravada na pele com uma pinça e colocar um pequeno pedaço de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada. Mudar o algodão ou a gaze uma vez por dia, depois de estar em água quente 20 minutos;

3. Passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica como lidocaína no local. Após a colocação do algodão ou gaze, se o indivíduo continuar com dores, pode tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo.


O que fazer na unha encravada com pus

A unha encravada com pus deve ser vista por um dermatologista ou podólogo, pois nestes casos, geralmente é necessário usar pomadas antibióticas para colocar na unha e tratar a infecção.

Mesmo com o uso de pomada antibiótica, o tratamento para unha encravada com pus normalmente inclui levantar a unha e colocar um pouco de algodão ou gaze.


Cirurgia para unha encravada

A cirurgia para unha encravada é indicada nos casos em que é frequente as unhas encravarem e o tratamento com elevação da pele não resulta.

A cirurgia para unha encravada é feita com anestesia local e, na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a unha. Dependendo da unha a tratar, o médico pode optar por aplicar um ácido que destrói parte da unha que estava encravada, por exemplo.


Como prevenir as unhas encravadas

Para prevenir as unhas encravadas deve-se cortá-las de forma reta e nunca arredondada, pois as unhas redondas têm maior probabilidade de encravarem.


Fonte: Tua Saúde

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais