Cidadeverde.com

Detentos cavam buraco e oito presos fogem da Casa de Custódia na capital

Imprimir
  • custodiafuga6.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • custodiafuga5.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • custodiafuga4.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • custodiafuga3.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • custodiafuga2.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • custodiafuga7.jpg Divulgação/Sinpoljuspi

Atualizada às 12h34

A secretaria de Justiça informou no início da tarde desta quarta-feira (14), no Jornal do Piauí, que nove detentos fugiram da Casa de Custódia e não oito, como havia sido informado hoje pela manhã. 

Até o momento nenhum deles foi recapturado, mas a Sejus garante que está em busca dos fugitivos.

A última fuga na penitenciária havia sido em novembro do ano passado. 

A estratégia de fuga é inédita no Estado, porque a cela 8 tem um piso industrial de concreto, mas os presos fizeram um recorte ao redor do piso e conseguiram mover a pedra, tirá-lo sem quebrar, logo depois tendo ocmeçado a cavar um túnel atá a área externa que durou dias.

A reportagem do Jornal do Piauí de hoje diz que eles passaram pela cerca elétrica que estava danificada, então tiveram acesso ao canteiro de obras da amlpliaçao do presídio e utilizando tábuas e uma escada das obras escalaram o muro.

As constantes fugas são atribuídas à superlotação e a falta de segurança e servidores necessários para o trabalho de supervisão das celas e detentos. 

 

Notícia original

Oito presos fugiram da Casa de Custódia de Teresina na manhã desta quarta-feira (14). A informação é do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda. Por meio de nota, a Secretaria de Justiça (Sejus) informou que está apurando o fato e que, este ano, 50% dos fugitivos dos presídios do estado foram capturados. 

A informação inicial é de que os detentos teriam cavado um buraco na cela oito do pavilhão H da penitenciária. Os agentes perceberam a fuga somente pela manhã e uma contagem será realizada para confirmar a quantidade de fugitivos. 

"Não é mais novidade, toda semana é fuga em todo o estado. A [Penitenciária] Irmão Guido teve um grande número de tentativas nas últimas semanas. Agora a Custódia com mais esse incidente. Há presos demais, servidores de menos e o resultado é esse. As prisões estaduais não se prepararam para as audiências de custódia. Não adianta colcoar mais detentos se não aparelhar os agentes", declarou Kleiton.  

A Casa de Custódia de Teresina abriga hoje mais de 800 homens, tendo capacidade para pouco mais de 300. De acordo com o Sinpoljuspi, devido às audiências de custódia, o presídio recebe cerca de 30 presos por semana.

Leia na íntegra a nota da Sejus:  

"A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com os agentes de segurança pública, na recaptura dos oito detentos que fugiram do pavilhão H da Casa de Custódia de Teresina, na madrugada desta quarta-feira (14). Constatada a fuga, a gerência da unidade realizou o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos.

Neste ano, 57 tentativas de fugas foram abortadas em todo sistema e 50% dos fugitivos foram recapturados. A Sejus ressalta que está buscando medidas para aumentar o número de vagas nas penitenciárias, dentre elas inauguração em da Casa de Detenção Provisória de Altos, em maio, a retomada da construção da Casa de Detenção de Campo Maior a elaboração de projetos para a construção de novas penitenciárias em Altos, Picos, Corrente e Oeiras.

Secretaria de Estado da Justiça do Piauí
Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus
Gerência da Casa de Custódia de Teresina"

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais