Cidadeverde.com

Concurso da Guarda Municipal tem pagamento prorrogado por conta da greve dos bancários

Imprimir

A greve dos bancários deflagrada há uma semana, fez a Prefeitura de Teresina e a  Coordenação Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) prorrogar até o dia 21 de outubro o pagamento da taxa do concurso público para a Guarda Municipal. A solicitação foi feita por interessados que fizeram a inscrição até o dia 07 de outubro, mas não efetuaram o pagamento.

“Tivemos muitas solicitações de gente interessada em participar do concurso que fez a inscrição, mas não conseguiu pagar o boleto por conta da greve dos bancos. Então, decidimos prorrogar o prazo de pagamento para que as pessoas não tenham prejuízos”, explicou Segundo Samuel Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho para a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A orientação é que as pessoas se dirijam às casas lotéricas ou efetuem o pagamento por meio de caixas eletrônicos. “É importante ressaltar que a prorrogação do prazo é apenas para quem fez a inscrição no prazo, mas não conseguiu pagar os boletos”, frisa Silveira, lembrando que as inscrições eram feitas exclusivamente pelo site da Universidade Federal do Piauí, instituição que realizará o certame.  A taxa de inscrição é de R$ 70.

Expectativa

O Concurso da Guarda Municipal é um dos mais aguardados pelos teresinenses. O processo selecionará os 150 primeiros colocados para o curso de aperfeiçoamento. Desses, 50 serão contratados em caráter imediato. O salário é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. O concurso será realizado em cinco etapas. A primeira, que é a prova escrita, está marcada para o dia 08/11.

Samuel Silveira destaca que a função da Guarda Municipal não é a de policiamento ostensivo voltado para a segurança pública, mas sim de segurança patrimonial, além de apoiar a Defesa Civil e trabalhar nas ações de combate às drogas. A Guarda Municipal deverá ter o caráter dinâmico, zonal, armada e estar presente nos espaços públicos.

Requisitos para vagas

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo, possuir carteira de habilitação AB, estar em pleno gozo de direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais e militares. As provas acontecerão no dia 08 de novembro, iniciando às 8 horas e indo até as 12 horas, contendo 50 questões que totalizarão 100 pontos. Serão exigidos conhecimentos de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, além de conhecimentos específicos sobre a Guarda.

O concurso é composto de cinco etapas: prova escrita, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta social, além do curso de formação. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório. A avaliação da aptidão física será realizada no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, no período de 30 de novembro à 05 de dezembro. A avaliação psicológica será realizada no dia 20 de dezembro.

Já a entrega da documentação para a investigação de conduta social será realizada no período de 25 e 26 de janeiro, com divulgação do resultado prevista para o dia 11 de fevereiro. Os classificados serão conhecidos no dia 22 de fevereiro e depois serão convocados para participar do curso de formação que acontecerá do dia 29 de fevereiro á 22 de abril. Os classificados no curso de formação serão conhecidos no dia 26 de abril e a Prefeitura deverá homologar o resultado no dia 10 de maio. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais