Cidadeverde.com

Ministro desembarca no Piauí e se diz impressionado com resultado de Cocal dos Alves

  • mec9.jpg Fotos: Secom
  • mec8.jpg Fotos: Secom
  • mec7.jpg Fotos: Secom
  • mec6.jpg Fotos: Secom
  • mec5.jpg Fotos: Secom
  • mec4.jpg Fotos: Secom
  • mec3.jpg Fotos: Secom
  • mec2.jpg Fotos: Secom
  • mec1.jpg Fotos: Secom

Atualizada às 16h50

 

Surpreso com o desempenho da Escola Augustinho Brandão e com a motivação de alunos, professores e outros profissionais, o ministro  Aloizio Mercadante disse que acompanha as vitórias da unidade escolar desde quando era ministro da Ciência e Tecnologia. 

"A gente vê o interesse. É um exemplo pro Brasil. Não é a mais rica, não é a que tem a melhor estruturura, não é a que paga os melhores salários, mas na sua faixa é a que faz a melhor educação. Isso mostra que a educação é além das conduções materiais. Você ensina muita coisa, mesmo com recursos materiais reduzidos", afirmou.

"É uma escola que se destacou muito nas olimpíadas da matemática. Foram muitas medalhas de ouro, prata, bronze. Ela [a escola] recebeu 150 medalhas e menções honrosas, o que é uma coisa fora do padrão. Além disso, no Ideb, que é que avalia a qualidade no ensino, também teve o melhor desempenho no Brasil nas escolas na sua faixa e também no Enem. 80% dos estudantes do ensino médio estão entrando na universidade. Então, aqui tem uma coisa diferente acontecendo: educação de boa qualidade, professores motivados", acrescentou.

Mercadante ressaltou ainda que recebeu pedidos para construir um auditório e mais salas de aula. Da secretária de educação Rejane Dias, o ministro ouviu a solicitação de permanência de cursos do Pronatec.

"Para dar continuidade a formação profissional", finalizou.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade para o sucesso da escola. “Acredito que o diferencial é fruto do trabalho dos que fazem essa escola, como diretores, professores e dos alunos. O envolvimento dos pais de alunos integrados com a rede de educação e o próprio MEC”, disse.

Aloizio Mercadante ressaltou que a escola sempre chamou a sua atenção pelos resultados. “A escola possui 150 medalhas e menções honrosas e sempre se destacou por funcionar numa região tão carente e obter resultado tão espetacular. E de lá pra cá, isso só cresceu, se estendeu ao Ideb ao Enem e mostra que é um processo educacional muito sólido e consistente. Era uma escola muito pequena, hoje ela está ampliada, modernizada, com biblioteca, laboratórios e esse tem que ser o caminho do Brasil”, falou o ministro.

Segundo o governador, o fato de o ministro ter escolhido uma escola do Piauí para visitar no Dia do Professor é uma deferência. Wellington ressaltou que o Mercadante desejava conhecer a estrutura e entender a razão dessa escola conseguir resultados positivos nas olimpíadas e avaliações do Enem. “O que pretendemos é levar essa experiência para outras cidades. Temos cerca de 600 escolas estaduais e destas 151 atingem uma nota de qualidade acima da média nacional. Então, queremos trabalhar para que as outras também possam alcançar esse objetivo. Humildemente, queremos aprender com quem faz bem. Vamos ver os pontos que fizeram a diferença e multiplicar esse modelo”, explica o governador.

A visita à escola no Dia do Professor é um pedido da secretária Rejane Dias. “Estamos assinando a mudança de nível e a mudança de cargo em relação ao ano de 2014. E hoje também temos a condição de estar autorizando a construção da sede da Universidade Aberta do Brasil que vai ter um núcleo de educação superior também em Cocal dos Alves”, conta Wellington.

Postada às 12h09

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declarou que ficou impressionado com o resultado de Cocal dos Alves nas Olimpíadas de Matemática e que quando reassumiu a pasta da Educação, quis, no dia do Professor, comemorado hoje, estar no município do Piauí para conhecer a experiência de educação no Estado, tendo escolhido a Unidade Escolar, dentre as mais de 270 mil escolas do país. Aluísio Mercadante está participando da solenidade que marca o início das obras da escola estadual em Cocal dos Alves, a 277 km de Teresina, nesta quinta-feira (15).

“Eu fiquei impressionado com o resultado de Cocal dos Alves nas Olimpíadas, na qual participam cerca de 20 milhões de pessoas, porque eram muitas medalhas. Se você olhar o conjunto de medalhas de monção honrosas, são cerca de 150 medalhas para os alunos da cidade, que tem menos de 6 mil habitantes, então chamou muito a atenção”, disse o ministro ao desembarcar em Cocal dos Alves. 

O ministro contou que decidiu vir ao Piauí no Dia do Professor, para conhecer Cocal dos Alves, por considerar a educação no Estado um exemplo para o país. “Agora quando eu reassumi o Ministério da Educação, hoje, como é Dia do Professor, eu disse, eu quero visitar Cocal dos Alves, eu quero ver esse trabalho que está sendo feito, não só em Matemática, mas no IDEB, no ENEM também pelos números mostrados. Você vê que é uma cidade em que os pais assumiram a educação e os professores são extremamente dedicados e não recebem mais do que os de outros locais, as escolas são muito parecidas com as de outras cidades, mas mostra que faz a diferença quando a gente acredita. Os estudantes hoje são motivados, sabem que isso hoje dá prestígio, dá lugar no mercado de trabalho, dá bolsa de estudo, então está de parabéns o Piauí e o trabalho que está sendo feito”, destacou.

O ministro disse ainda que acredita que Cocal dos Alves não é o único município nessa trajetória, que os números de matrículas é o maior nas escolas públicas no Brasil e que ao longo da gestão do Wellington há um resultado muito positivo no IDEB, há uma série de políticas sendo realizadas para colocar a qualidade da educação no centro das preocupações do governo, e isso que vai fazer a diferença, "Fazer o Piauí futuro, com mais emprego, mais progresso, mais cidadania, mais paz, mais tolerância. É com a educação que a gente muda o mundo".

Na solenidade, vai ser assinado o contrato de início das obras de Reforma e Ampliação da Unidade Escolar Augustinho Brandão (SEDUC) no município, e também da construção de quadra coberta da escola, que foi destaque nacional por bons desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O governador Wellington Dias e a secretária de Estado de Saúde, Rejane Dias, além de deputados estaduais e federais, acompanham a visita.

Durante o evento, o ministro, o governador Wellington Dias e secretária Rejane Dias, visitaram a estrutura da escola que deve receber uma grande infraestrutura depois da reforma. Foi assinado um termo de compra de livros para a biblioteca da escola, de mais de R$ 1 milhão e também para a compra de computodres.

Os representantes do município fizeram uma solicitação ao ministro para que ele dê mais qualidade à internet de Cocal dos Alves, que é muito lenta. 

Na escola Augustinho Brandão estudam hoje cerca de 232 alunos, de acordo com informações da direção.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais