Cidadeverde.com

UTI do HUT é reaberta após interdição causada por bactéria

Imprimir

A UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que estava isolada para contenção da proliferação de uma bactéria foi liberada neste domingo (18). Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor técnico do HUT, Fábio Marcos, explica que foi realizada a limpeza ambiental do local e adotadas medidas de educação continuada, como a higienização de pacientes e funcionários. 

"A UTI voltou a funcionar após quatro dias de interdição. Bactérias de alta resistência são comuns em ambiente hospitalar, principalmente, em hospitais gerais. Por isso é importante e sempre fazemos medidas de educação continuada, entre estas, a higienização das mãos dos pacientes e profissionais de saúde. Na suspeita de uma bactéria com um grau de resistência maior, medidas de prevenção são feitas como limpeza ambiental, isolamento e continuação das medidas de educação continuada", disse Fábio Marcos. 

Após a liberação, pacientes que estavam e na recuperação e semi-intensiva retornaram às UTIs ainda no domingo e demais serão transferidos nesta segunda-feira (19). Ao todo, oito leitos estavam isolados. 

A bactéria foi identificada em um paciente que veio a óbito, em decorrência de um politraumatismo. O diretor do HUT ressaltou ainda que tanto pacientes como profissionais de saúde que tiveram contato com a vítima ou com o ambiente fechado onde o paciente estava internado foram submetidos à cultura de vigilância.  

"Foram colhidas amostras e estamos aguardando o resultado para a adoção das medidas necessárias", finalizou Marcos. 

 

Matéria relacionada

UTI do HUT está isolada devido a infecção bacteriana no local

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais