Cidadeverde.com

Tema da Redação do Enem trata de violência contra mulher

Imprimir

"A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" é o tema para a redação, proposto neste domingo, 25, aos participantes da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema foi divulgado na rede social do Inep/Mec assim que os portões fecharam para o início das provas. 


Diferente do que aconteceu no Enem de 2014, o tema da Redação deste ano não foi surpresa. A violência contra a mulher foi muito debatida nas salas de aula e pelo menos a maioria dos alunos já deve ter escrito algo sobre o assunto em simulados. 

Para a professora de Redação, Patrícia Lima, o tema era esperado e na prova de ontem já dava pistas de que poderia ser de fato abordado. “Nas provas de ontem já haviam muitas questões voltadas para a mulher, falando do feminismo, então se previa que poderia ser o tema”, destacou. 

Segundo ela, para se dar bem na prova, os alunos devem discorrer a partir de uma referência histórica, falar sobre a influência do patriarcalismo e depois ressaltar as conquistas femininas, mas que com tudo isso, ainda sofrem violência. “Apesar de existir leis, elas se mostram pouco eficazes, então existe uma pseudoproteção”, destaca. 

A professora destaca que falar sobre a Lei Maria da Penha de 2006, a do Feminicídio deste ano e o projeto do Senado sobre o “botão do pânico” também ajuda na contextualização. E a solução seria políticas públicas mais eficazes. 

Início das provas

As provas tiveram início às 13h30 (horário de Brasília) e os alunos terão um prazo de até cinco horas e meia para redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e também responder a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 de matemática e suas tecnologias.

Na prova de redação são avaliados aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Os participantes devem defender uma tese – uma opinião – a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

Mil pontos
Para conquistar um bom resultado na prova de redação do Enem, os participantes precisarão demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Será necessário também selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, respeitando os direitos humanos.

O texto produzido pelos participantes será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A soma de pontos de cada avaliador pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Zero 
A redação receberá nota zero se apresentar fuga total ao tema ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Os textos com até sete linhas ou que contiverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto, ou ainda desrespeito aos direitos humanos, também serão avaliados com nota zero. O mesmo vale para os casos em que a folha de redação for entregue em branco, independente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.


Caroline Oliveira
[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais