Cidadeverde.com

Após instalação de containers, 40 lixões irregulares deixam de existir em Teresina

Imprimir

Em Teresina, 40 lixões irregulares deixaram de existir após a instalação de postos de recolhimento de resíduos. Nos pontos- que foram instalados há um ano e meio- há containers- com capacidade para 27 metros cúbicos de lixo- além de um agente que orienta a população sobre os tipos de resíduos que devem ser depositados no local.

Em toda a cidade foram mapeados 101 lixões, que compreendem 19 postos de recolhimento de resíduos. Nos containers, entretanto, não poderão ser depositados lixo domiciliar, caminhões de entulhos de obras, lixo orgânico, vísceras e penas, lixo industrial e hospitalar. 

"Esses containers são para atender as pessoas que fazem sua pequena reforma e querem jogar fora seu entulho, que querem jogar um móvel velho fora ou que cortam um árvore. O objetivo é receber o resíduo do pequeno gerador. As pessoas podem até contratar um carroceiro que estão nos apoiando nessa tarefa", disse o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Vicente Moreira.

O gestor destaca ainda que a pesar da redução, ainda falta conscientização de parte da população. Quem descartar o lixo de maneira irregular será multado e terá o veículo ou carroça apreendido. No caso de pessoa física, a multa será de R$ 100, podendo ser dobrada em caso de reincidência. Já para pessoa física a multa é de R$ 213, baseada no Código de Posturas do município. 

Vicente Moreira destaca ainda que a coleta de lixo acontece em todas as zonas da cidade três vezes por semana e no centro ocorre diariamente. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais