Cidadeverde.com

Programa Amigos do Peito segue para Canto do Buriti

Imprimir

O Programa Amigos do Peito continua percorrendo o Piauí na prevenção e rastreamento do câncer de mama. Após realizar exames de mamografia nos municípios de Vera Mendes e Itaueira, contemplando mulheres de Rio Grande, Flores e Pavussu, a carreta se desloca para Canto do Buriti, atendendo ainda Tamboril, Brejo e Pajeú. Nos primeiros municípios, foram 195 mulheres atendidas. Nos demais, a meta são 200 mulheres.

Uma das atendidas foi dona Maria Vera da Silva, de 57 anos, moradora do povoado Recanto I, zona rural de Vera Mendes. Ela conta que nunca fez o exame antes porque teria que se deslocar para Picos. "Essa foi a primeira vez que fiz a mamografia e gostei muito do atendimento. Pra gente que não tem condições de ir até Picos ou Teresina, a gente vê isso como uma ação muito importante", contou.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Programa percorre o estado, transportando numa carreta, dois mamógrafos e uma equipe de tecnólogas em radiologia e mais uma coordenadora. Mais de 20 municípios já foram contemplados, beneficiando em torno de 1700 mulheres, prioritariamente entre 50 a 69 anos de idade. No entanto, em São João do Piauí, um aposentado de 74 anos realizou o exame, uma vez que há cinco é acompanhado por um mastologista e há três, realiza a mamografia.

Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, é "em casos como esse é que nós percebemos a real dimensão e necessidade em trazer a saúde mais perto da população. Pois sabemos da dificuldade em que algumas pessoas têm em procurar um centro de referência em outro município", pontuou.

Ainda tem muita estrada pela frente. Até o final do ano, a expectativa é que 3000 mulheres sejam atendidas. No roteiro, Bom Jesus e Corrente, contemplando Currais, Santa Luz, Cristino Castro, Palmeira, Redenção do Gurgueia, Cristalândia, Sebastião Barro, Parnaguá, Riacho Frio e São Gonçalo. Com as mulheres a ser atendadas em Canto do Buriti, serão 1160 atendimentos a serem realizados até o dia 15 de dezembro de 2015. 

Amigos do Peito

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado. Equipada com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade de realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, fiz o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais