Cidadeverde.com

Crossfit emagrece até 800 calorias em treino potente

Imprimir

Saltos, levantamento de pesos, flexões e agachamentos em sequência, sem tempo para descansar. É assim um treino de crossfit, modalidade de circuito intensa e ultra potente para emagrecer, onde em uma aula é possível queimar até 800 calorias.


O que é crossfit?

Esse programa de exercícios de alta intensidade conta com atividades intervaladas, feitas ao longo de 30 minutos de esforço físico intenso que leva a um elevado gasto calórico. “Os exercícios e o tempo podem variar de professor para professor, mas sempre devem ser seguidas, sem tempo para relaxar completamente o corpo”, comenta a personal trainer Iva Bittencourt.

Funciona assim: o aluno inicia o treino com saltos. Depois do aquecimento, um dos exercícios é proposto para ser feito com intensidade. Ao fim da atividade, voltam os saltos, a fim de que a pessoa não pare de se movimentar. Aí sim, parte-se para o próximo exercício, e assim por diante, ao longo de toda a aula.

“É como um circuito convencional, mas ele vem com a proposta de ser mais intenso e estruturado do que o antigo, com a intenção de gastar mais calorias”, explica Iva, que afirma que essa é a última moda em exercícios – até famosas estão na onda e Fernanda Paes Leme é uma das que pratica crossfit. “As pessoas fazem porque ele é muito mais atraente e eficiente para emagrecer e definir”.

 

 

Exercícios de crossfit

Saltos – Eles servem para elevar a intensidade do exercício porque vão exigir trabalho maior do corpo. “Devem ser feitos por cerca de um minuto entre os exercícios, onde, ao final, a demanda de energia potencializa o gasto calórico”.

Corda – Uma das opções de exercícios para fazer em um circuito crossfit é a corda. Mas ela não é um pouco diferente daquelas usadas normalmente para pular. “São cordas pesadas, grossas, que devem ser seguras pelas mãos. O balanceio dos braços e a oscilação do corpo fazem trabalhar toda a musculatura”.

Exercícios suspensos – Também é possível que o professor proponha um treino em suspensão, tendência entre famosas para exterminar barriga. Os exercícios são feitos todos no ar, podendo usar como apoio pés ou mãos em aparelhos específicos, como o TRX. É eficiente porque todo o peso usado é o do próprio corpo, que é inteiro trabalhado nas sequencias de movimentos.

Movimentos com peso – Aqueles clássicos exercícios de uma academia convencional, com levantamento de pesos em diferentes posições para trabalhar peitoral e braços.

Agachamento – É um dos mais potentes exercícios para definir as coxas, as pernas e o bumbum. Existem várias formas de agachar para conquistar resultados em diferentes áreas do corpo.

Flexões – Podem ser todas as modalidades de flexão existentes, tudo vai depender da capacidade física do aluno e do treino proposto pelo personal. “Geralmente são feitas aquelas mais tradicionais flexões de solo, que podem ser potencializadas com o uso de pesos”, indica a especialista Iva Bittencourt.


Indicações e cuidados para praticar

Justamente por ser um tipo de circuito muito mais potente, ele não é indicado para qualquer pessoa. “A carga de exercícios é enorme e pode provocar muitas dores musculares em quem não está habituado”, afirma Iva. Por isso, ele é indicado apenas para quem já tem algum tipo de preparo físico e que suporte esse treino intenso. Sedentários não devem praticar essa modalidade antes de iniciarem treinos mais leves e estarem preparados.

O crossfit pode ser praticado em salas de academia convencionais, por isso pode ser encontrado em redes maiores de academias ou mesmo naquelas de bairro, mais simples. Basta procurar, se informar e iniciar os trabalhos para secar calorias como nunca.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais