Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre alergia a medicamentos no quadro Saúde

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta quarta(4), abordou o tema "alergia a medicamentos" no quadro Saúde. Para exemplificar o assunto, uma reportagem foi exibida, contando como o problema pode afetar as pessoas.

A estudante Hyngryss Shirley, que sofre de enxaqueca, deu um depoimento, no qual disse que tinha reações alérgicas quando ingeria analgésicos à base de dipirona para aliviar as dores de cabeça. Segundo ela, os olhos coçavam, lacrimejavam e ficavam inchados.

A alergia ocorre quando há envolvimento do sistema imunológico, que interpreta um medicamento como uma substância que causa algum dano ao corpo e passa a atacá-lo.

No estúdio do Notícia da Manhã, a médica alergologista, Ana Maria Carvalho Fontenele, esclareceu mais dúvidas sobre o assunto A doutora listou sintomas de uma alergia medicamentosa, que são variados e vão desde placas avermelhadas no corpo, que podem coçar, a inchaço nos olhos e lábios, até uma queda de pressão arterial, que pode caracterizar o choque anafilático, ou ainda, vômitos e diarréias.

A alergologista alertou que, se isso acontecer, deve-se procurar imediatamente um atendimento médico no hospital e acrescentou que um processo alérgico pode evoluir para um quadro que coloca em risco a vida do paciente.

Ana Maria Carvalho afirmou também que existe uma predisposição genética a alergia, mas muitas pessoas desenvolvem o problema sem ter nenhum histórico familiar.

A médica ainda informou que existem quatro tipos de reações imunológicas e a do tipo 1 é essa que acontece de imediato, considerada o verdadeiro  processo alérgico. Outra informação importante, repassada pela doutora, é que não há como prever alergia a algum tipo de medicamento, por isso é importante deixar o paciente em observação, no posto de sáude, pelo menos meia hora após ter sido administrada alguma droga.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais