Cidadeverde.com

Ministros e governadores dão início ao Fórum do Nordeste

Imprimir
Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Marcelo Deda, de Alagoas, é um dos governadores presentes ao encontro
 
Com o Coral de Vaqueiros de União cantando o Hino do Piauí está iniciando agora no Metropolitan Hotel, o VIII Fórum de Governadores do Nordeste. Gestores dos nove estados nordestinos e de Minas Gerais discutem diversos temas com a presença de três ministros.
 
Até o início da tarde, a discussão vai girar em torno especialmente da desburocratização no repasse de Recursos Federais para os Estados, Anúncio da Criação da Câmara de Conciliação da União e Governos Estaduais.
 
Os governadores falam que esse tipo de empecilho atrapalha o desenvolvimento dos Estados. O governador Wellington Dias (PT), afirma não acreditar em ilha de desenvolvimento. Para ele, essa disputa autofágica prejudica o Piauí.
 
O Fórum conta com a presença dos governadores Cid Gomes (PSB), do Ceará; Jackson Lago (PDT), do Maranhão; Vilma de Faria (PSB), do Rio Grande do Norte; Teotônio Vilela (PSDB), de Alagoas; Jaques Wagner (PT), da Bahia; Marcelo Déda (PT), de Sergipe; Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba; e Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, está nos Estados Unidos e enviou seu secretário de Fazenda, Simão Cirineu.
 
Dos ministros do Governo Lula estão presentes José Múcio, da Secretaria de Relações Institucionais; Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão; e Gedel Vieira, da Integração Nacional. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID -, Luis Alberto Moreno, e o do Banco do Nordeste, Roberto Smith, também estão em Teresina para o fórum.
 
A discussão vai girar em torno de seis exposições de temas diferentes, e terminará com a Apresentação da "Carta de Teresina", onde os governadores do Nordeste vão expor suas metas e reivindicações ao Governo Federal.
 
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: