Cidadeverde.com

Prefeitura contabiliza redução de 60 lixões em Teresina e elogia zona norte

Imprimir

A Prefeitura de Teresina informou nesta quinta-feira (5) que dos 101 lixões que existiam na capital, 60 já desapareceram. O executivo municipal iniciou um programa que consiste na implantação de 19 Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) distribuídos pelas quatro zonas urbanas de Teresina. O destaque na adesão do programa vai para a zona norte.

"É o início da conscientização das pessoas. A zona norte tem se destacado na adesão ao programa. Os 6 pontos instalados na região foram os que tiveram maior adesão. O programa está dando resultado", disse Vicente Moreira, da SEMDUH, em entrevista ao vivo para o Jornal do Piauí.

Segundo ele, a ideia é aumentar ainda os pontos de coleta. Ele chama atenção da zona leste de Teresina, onde a adesão estaria baixa. "Na zona leste não teve a mesma adesão. Convoco as pessoas a darem a mesma contribuição", declarou.

Como parte do programa Lixo Zero, os PRRs surgiram em abril do ano passado como alternativa para a extinção dos chamados lixões irregulares: áreas públicas que recebiam dispensação de resíduos de maneira irregular. Quase 40 lixões irregulares já foram extintos desde a implantação do primeiro PRR.
 
O PRR trata-se de um container com capacidade média de 40 metros cúbicos. 19 desses já foram instalados pela cidade, sendo seis na zona Norte, cinco na zona Leste, quatro na zona Sul e quatro na zona Sudeste. Juntos eles recolhem cerca de R$ 1.168,65 toneladas por mês, segundo levantamento atualizado pela Coordenação de Limpeza Pública da SEMDUH, secretaria responsável pelo gerenciamento do programa.

Hérlon Moraes (Com informações da PMT)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: lixo