Cidadeverde.com

Firmino diz que haverá reajuste na passagem com climatização nos ônibus

Imprimir
  • 20151107061909.jpg Roberta Aline
  • 20151107061908.jpg Roberta Aline
  • 20151107061704.jpg Roberta Aline
  • 20151107061702.jpg Roberta Aline
  • 20151107051602.jpg Roberta Aline
  • 20151107051553.jpg Roberta Aline
  • 20151107051401.jpg Roberta Aline
  • 20151107051350.jpg Roberta Aline

O prefeito de Teresina afirmou neste sábado (7), que a climatização dos ônibus na capital pode gerar um aumento de tarifa. Firmino Filho disse ainda que essa é uma decisão que ainda precisa ser discutida e que cabe a Câmara Municipal de Teresina, posteriormente, analisar dados técnicos sobre a implantação dos condicionadores de ar no transporte público, bem como os custos que podem gerar.

"Não há quem não seja a favor da climatização dos ônibus em Teresina, mas em relação a implantação dos condicionadores de ar, ela deve gerar algum custo e alguém vai ter que pagar essa conta. O plano diretor de transporte público que está sendo executado já prevê dos condicionadores de ar nas linhas troncais, que são as principais, e o projeto dos vereadores prevê a implantação gradativa nas outras linhas, tudo isso com base em dados técnicos", disse o prefeito.

Nessa quinta-feira (5), foi aprovado na Câmara Municipal de Teresina um projeto subscrito por 17 vereadores propondo a climatização dos ônibus a partir de janeiro de 2016. O projeto regulamenta também o monitoramento com câmeras e a disponibilização de Wi-Fi nos ônibus.

O Plano Diretor de Transporte Público  Urbando de Teresina, aprovado em 2009, prevê ar condicionados nos ônibus em todas as linhas que saem do cetro da capital, segundo o prefeito. "Agora é necessário estabelecer um período para que possa ser disponibilizados no restante da frota e fazer tudo dentro de um planejamento, para que possa se sustentar e não venha a acabar depois. Tudo com base em dados técnicos para que temperatura dentro do ônibus permaneça estável e agradável", comentou.

Firmino Filho destacou que o projeto é bem vindo e que será um grande passo para a melhoria da qualidade do transporte público da cidade. Neste sábado (7), o prefeito esteve no Parque Stael, na zona Norte de Teresina, visitando o Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), que deve receber melhorias na iluminação, um alambrado e projetos culturais que devem ser desenvolvidos através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Norte).

Na ocasião, o prefeito informou que os recursos para a construção do CEU, que foi inaugurado em dezembro de 2014, e para melhoria estrutural do local são advindas do orçamento popular.

Firmino Filho ressaltou que a Prefeitura está elaborando um projeto para regulamentar o orçamento popular. "Está sendo feito um projeto, porque apesar do orçamento popular já estar sendo executado em Teresina0 há um bom tempo, ainda não existe na legislação da capital regras que reafirmem a sua execução, que é um instrumento tão importante de participação popular".

De acordo com o prefeito, o projeto só deve ser apresentado pela Prefeitura no próximo ano. No Orçamento Popular, desde 2008, já foram disponibilizados cerca de R$ 307 milhões para a execuçaõ de obras, principalmente, de calçamentos, asfaltamentos, mobilidade e melhorias estruturais nos bairros, conforme informou Firmino Filho. 

Flash Lyza Freitas 
Redação Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais