Cidadeverde.com

Mães realizam mamaço neste domingo no Complexo Turístico da Ponte Estaiada

Imprimir

Um grupo de mães que integram o projeto AmamenTHE realizam um mamaço a partir das 16h deste domingo (8) no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. O objetivo é alertar as mães sobre a importância do aleitamento materno e informar sobre os direitos das lactantes. Na ação, as mães farão ainda doação para o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

A fotógrafa Dayne Dantas, uma das organizadoras do projeto, já realizou ensaios fotográficos e ações de combate ao preconceito e à sexualização do ato da amamentação. Ela diz que embora garantido por lei o direito ao aleitamento em locais públicos de Teresina, muitas ainda são as mães que passam por constrangimentos. 

"A gente quer fazer um ato que ajude as mães para que possam amamentar seus filhos por mais tempo, sem interferência, e alimentando seus filhos com uso exclusivo do leite materno. Além disso, ajudar também as que se sentem constrangidas, para que saibam dos seus direitos", diz. 

Pelo menos dez mães, da organização do ato, levarão leite materno devidamente armazenado para que o BLH faça o recolhimento. A Maternidade estará presente no evento, fazendo orientações e prestando esclarecimentos às mães que forem ao local. 

Uma equipe de dez nutricionistas vai esclarecer dúvidas sobre vários assuntos ligados à amamentação, inclusive os direitos das lactantes.

Uma lei sancionada no início de setembro pelo prefeito Firmino Filho, a Lei Nº 4.778, de autoria da vereadora Teresinha Medeiros (PPS), obriga os estabelecimentos da capital a permitir o aleitamento em seus espaços, sob pena de multa. A lei refere-se tanto aos estabelecimentos fechados quanto aos abertos, públicos ou privados. O estabelecimento que proibir ou constranger o ato de amamentação em suas instalações estará sujeito a multa no valor de R$ 500. 

No dia 20 de outubro deste ano, uma jovem mãe de Teresina foi constrangida durante o momento em que amamentava seu filho no restaurante Coco Bambu, na zona Leste de Teresina, na última semana.

Depois disso, diversas mães de Teresina que interagem por meio de um grupo no WhatsApp, organizaram uma espécie de "tour" pela cidade. Elas foram até o restaurante onde o fato ocorreu e fizeram uma fotografia onde dez mães estão amamentando seus bebês. Além do restaurante, as mães fizeram ainda fotos na Ponte Estaiada e no Parque Potycabana. O grupo então deu início à organização do mamaço que acontece neste domingo. 


Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais