Cidadeverde.com

Governador admite elevar orçamento em 6%, mas TJ diz que ainda é insuficiente

  • tj01.jpg Foto: Roberta Aline
  • tj04.jpg Foto: Roberta Aline
  • tj05.jpg Foto: Roberta Aline
  • tj03.jpg Foto: Roberta Aline
  • tj06.jpg Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) admitiu na manhã desta terça-feira (10) que o governo pode disponibilizar uma margem de até 6% a mais para complementar o orçamento previsto para 2016. O governo encaminhou para a Assembleia Legilastiva do Estado na semana passada a dotação orçamentária, com previsão de 3,75% de aumento em relação ao ano passado, para distribuição entre os três poderes.

Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio, o governador disse que pode elevar o patamar do reajuste entre 5 a 6%, mas ressaltou que isso só ocorrerá em situações extremas.

Ele participou de um encontro no TJ com a presença do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, do secretario de Administração, Franzé Silva, do secretário de Finanças, Antônio Neto  e do procurador do Estado, Plínio Clerton.

O desembargador Raimundo Eufrásio disse que o valor apresentado pelo governo está distante da real necessidade do Tribunal e que é preciso um aumento de cerca de 21% do previsto, devido as despesas do TJ, da Corregedoria Geral de Justiça e da Escola do Tribunal, a qual segundo Raimundo Eufrásio, foi criada por uma lei federal.

O presidente do TJ-PI disse também que é necessária a contratação de mais magistrados, pois de acordo com ele 21 comarcas estão sem juízes, das 95 existentes no Piauí.

Ontem Wellington Dias esteve reunido com os procuradores do Estado, no Ministério Público e depois com os deputados estaduais na Alepi para discutir o orçamento. Tais poderes, assim como o Tribunal de justiça também estão pedindo aumento no reajuste da dotação.
Governador admite elevar orçamento em 6%, mas TJ diz que ainda é insuficiente

“O valor está distante da necesidade do poder judiciário, mas é conversando que a gente chega a um bom termo. Como diz Bertrand Russell (filósofo do século XX), a paz não se consegue a força, mas com conversa e compreensão”, destacou Raimundo Eufrásio. Ele ressaltou ainda que vai precisar de muito diaólogo e que também é necessário um rejauste para os magistrados, que não pode ser inferior a 12%.

“O 3,75% está distante, pois precismaos dar funcionalidade ao Tribunal", finalisou. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais