Cidadeverde.com

Sextou! Saiba quais as bebidas que engordam para não exagerar

Imprimir

Ainda que muitas pessoas consigam consumir os dois litros de líquidos diários recomendados pela OMS, é certo que somente uma pequena porcentagem o faz com água pura. Os excessos de açúcar e calorias em nossa dieta líquida podem afetar não somente a nossa figura, como também a nossa saúde.

A maior parte das pessoa costuma consumir, não somente para acompanhar as refeições, mas como fonte de hidratação para combater o calor e a perda de líquidos, bebidas com sabor, tais como refrigerantes açucarados, sucos de frutas, infusões adoçadas, bebidas alcoólicas, gasosas, dentre outras.

Mas será que realmente sabemos como, o quanto e por que este tipo de bebida afeta a nossa saúde?

 


AS BEBIDAS ALCOOLICAS
O álcool é amigo da obesidade por vários motivos. Primeiramente ele representa uma ingestão grande de calorias que o fígado deve trabalhar intensamente para processar, sendo essa uma das razões do consumo de álcool danificar o fígado.

Enquanto que o fígado queima o álcool ele não pode queimar as gorduras que normalmente consumimos. 

O álcool, além de não saciar nosso apetite é capaz de aumenta-lo. A fome transforma o álcool em um inimigo direto da boa aparência física. Além disso devemos lembrar que o álcool é considerado uma droga afinal, é capaz de gerar dependência, por isso, todo cuidado é pouco.


OS REFRIGERANTES
Os refrigerantes também representam um dos principais responsáveis pela obesidade. Qualquer bebida gasosa contém açúcares adicionados que normalmente provém de xaropes de milho transgênico, de baixo preço e péssima qualidade.

Além disso, para criar dependência adiciona-se grande quantidade de glicose, o que deixa claro que as quantidades de açúcar para dulcificar esse tipo de bebida são muito elevadas.

Os refrigerantes light também apresentam certas contraindicações, normalmente são adoçados com aspartame, que é considerado bastante nocivo à saúde.

Cortar o açúcar de nossa dieta seria ideal, e mais fácil se o refrigerante fosse adoçado de forma natural com produtos como a stevia, hábito que a Coca-Cola começa a adotar na Argentina, ainda que somente de modo parcial, pois não eliminam o açúcar, somente o reduzem.

Além dos adoçantes artificiais nocivos, também encontramos um excesso de sódio nesse tipo de bebida, o que pode provocar a retenção de líquidos, não ajudar em nada com o peso e estressar o trabalho dos rins e fígado uma vez que consumamos esse tipo de bebida à longo prazo.


OS SUCOS DE FRUTAS
Não há nada mais energético, saudável e saboroso do que um delicioso suco de frutas natural, mas se a fruta for orgânica e não tiver sido tratada com aditivos químicos e pesticidas industriais.

Se optarmos por comprar este tipo de suco, ao invés de preparar em casa, é importante que busquemos um que apresente o selo de orgânico, o que nos garante que no seu cultivo, extração e armazenagem da fruta todas as suas propriedades foram preservadas.

Os sucos industriais além de terem pouca fruta, pois são feitos com corantes pouco saudáveis, também apresentam açúcares de pouca qualidade. Por isso o melhor é preparar os sucos em casa, com fruta e verdura fresca e da melhor qualidade.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais