Cidadeverde.com

Deoclécio Dantas recebe homenagem na Academia Piauiense de Letras

Imprimir

O jornalista e político Deoclécio Dantas Ferreira, falecido no dia 10 de agosto desse ano, vai ser homenageado pela Academia Piauiense de Letras em sessão especial neste sábado (14). A solenidade acontecerá às 10h, na sede da Academia Piauiense de Letras, e terá as presenças dos imortais, de familiares, amigos e admiradores de Deoclécio.

 

Ao longo de sua vida, Deoclécio, que ocupou a cadeira 15 da Academia, desempenhou a atividade de jornalista, trabalhando em órgãos como a Cepisa, atuou em rádio, jornal e televisão. Em seu discurso de posse na Academia, o imortal Zózimo Tavares as boas vindas e levou o colega às lágrimas ao reproduzir uma gravação de 1973 do “Correspondente Pioneira”, apresentado por ele e pelo colega Carlos Augusto. 

Além de suas atividades literárias, Deoclécio teve uma longa vida política. Exerceu os cargos de vereador de Teresina, deputado estadual por dois mandatos e vice-prefeito na primeira eleição que restabeleceu as eleições diretas para prefeito das capitais, na chapa encabeçada por Wall Ferraz.

A cadeira ocupada por ele na APL foi a de número 15, cujo patrono foi Antônio Borges Leal Castelo Branco. Esta cadeira teve ocupantes como o poeta Nogueira Tapety, o desembargador Cristino Castello Branco, o jornalista Carlos Castello Branco e, antecedendo Deoclécio, o jurista e professor Benjamin do Rego Monteiro.

"Um defensor da democracia, um amante das letras, dos livros. Sempre um homem positivo, atuante. Ele era um intelectual em sua essência. Tinha uma linguagem escrita eficiente, um bom português. Ele sempre foi uma pessoa de coragem para expor seus posicionamentos. Foi perseguido durante a ditadura por ter essa firmeza. Nos deixou um legado de ética, do combate profissional positivo e do amor pela cultura", afirmou.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais