Cidadeverde.com

FHT faz reordenamento de atendimento em UBS e Hospitais dos bairros

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina, FHT, está realizando algumas mudanças no atendimento das Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Teresina, para se adequar a determinação do Ministério da Saúde. Marcação de consultas e consultas preliminares vão agora ser realizadas na UBS, ficando a cargo dos Hospitais dos bairros, somente entrada de urgências e emergências, por exemplo.   

Em entrevista ao Programa Jornal do Piauí desta sexta-feira (20), Jesus Mousinho, diretora de Assistência Hospitalar da FHT, falou sobre as modificações, e que elas já estão previstas em decisão ministerial.

De acordo com a reportagem, a porta de entrada de atendimento da Unidade Básica de Saúde do bairro Promorar, zona sul de Teresina, recebe cerca de 200 pessoas por dia, que são atendidas em consultas e marcação exames. Ainda segundo as informações da matéria, Teresina tem 92% de cobertura da atenção básica.

“Estamos somente querendo dar um reordenamento aos atendimentos, mas isso não é nenhuma novidade. Isso é o que preconiza o Ministério da Saúde. Não precisa ninguém dormir em fila. Na sua unidade básica, no seu bairro, você marca sua consulta. A consulta de primeira vez é na atenção básica. Então, é feita uma avaliação, que se der certo, se constatar que a pessoa é vinculada a UBS, pode ser atendida na própria UBS”, explicou a diretora.

Ela esclarece que vem para Teresina uma enchurrada de pessoas de fora para os hospitais e que com o reodenamento, as pessoas devem ir direto para unidades básicas, em um primeiro momento.

Jesus acrecentou que a ideia é realizar uma regionalização em todos os hospitais, não para receber marcação de consultas, mas atender portas de entrada de urgências. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais