Cidadeverde.com

Hospital Infantil realiza pela primeira vez microcirurgia de varicocele

Imprimir

O Hospital Infantil Lucídio Portela realizou, pela primeira vez no Estado, microcirurgia de varicocele pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O procedimento foi realizado na última quinta(19) num paciente de 13 anos de idade. Esta é uma das 176 cirurgias realizadas no mês de novembro. No mês de outubro, foram 297 procedimentos. A intensificação no número de cirurgias na rede pública estadual é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde para atender a demanda de todo Piauí.   

A melhoria tecnológica e formação de pessoal são algumas estratégias adotadas pela rede pública para intensificar os procedimentos, como ocorre no Hospital Infantil, explica Vinicius Nascimento. “A capacitação do corpo técnico e aquisição de equipamentos nos possibilita realizar mais procedimentos, inclusive aos sábados e domingos. Contando ainda com o apoio e comprometimento de toda a nossa equipe”.  

A microcirurgia de varicocele teve à frente o médico Djalma Ribeiro, juntamente com sete profissionais de saúde do Hospital. De acordo com ele, o procedimento teve duração de 40 minutos, e teve como recurso o uso de microscópio cirúrgico, o qual possibilidade um aumento de 300 vezes as estruturas do cordão inguinal (artérias, veias, vasos lifánticos e canal deferente), visualizando-as com mais nitidez.  

Entre as vantagens do método, cita o médico urologista pediátrico, “é que o procedimento não lesa inadvertidamente artérias, linfáticos e o deferente, evitando dor testicular, hidrocele, hemorragia e atrofia testicular, complicações mais frequentes do método tradicional(sem microscopia). Além disso, a alta é precoce, ocorrendo dentro de 24h do procedimento. Ou seja, o desfecho é melhor”.  

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada. Pelo SUS, o procedimento é totalmente gratuito. 

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde e tendo indicação cirúrgica, o paciente é encaminhado ao Hospital Infantil Lucídio Portela.  

O que é varicocele? 

Varicocele é a dilatação anormal das veias que drenam os testículos e que pode causar infertilidade, dor e atrofia testicular e é admitida como a causa mais comum de infertilidade masculina tratável cirurgicamente.  

Nos adolescentes, a incidência é de 15%. Nos casais que não conseguem engravidar pela primeira vez, por uma causa masculina, sua incidência é de 35% e naqueles que não conseguem uma gravidez por uma segunda vez, sua incidência é de 81%. Nem todos os homens com varicocele terão problemas para gerar filhos. Porém, uma vez detectada sua presença, é fundamental uma avaliação de um urologista. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais