Cidadeverde.com

Os benefícios do colágeno na sustentação da pele

Imprimir

Uma das proteínas naturais mais importantes do organismo é o famoso colágeno. Essa substância é a principal proteína presente na pele, sendo responsável pela estrutura e sustentação da pele.

“O colágeno é uma fibra produzida por células chamadas fibroblastos e essas fibras formam um arcabouço que será responsável por conferir firmeza à pele”, explica a dermatologista Eloisa Ayres.

Essa fibra é produzida pelo corpo ao longo da vida e, ao mesmo tempo, também é destruída pelo próprio organismo, pela ação das enzimas metaloproteinases.

É na idade adulta, a partir dos 25 anos, que a produção começa a diminuir gradativamente. Essa redução pode ser intensificada se associada a fatores como sol, cigarro e estresse, por exemplo. “A diminuição do colágeno é lenta e progressiva. Inicialmente nem é percebida, mas com o passar do tempo podemos notar que a pele perde firmeza, se torna mais flácida e algumas rugas vão se formando”, exemplifica a dermatologista.

 

 

É possível aumentar a produção de colágeno?

Segundo alguns pesquisadores da área, as vitaminas A, C e E apresentam componentes que parecem ser capazes de melhorar a produção de colágeno. Alguns dos alimentos recomendados são salmão e castanha, que, além de ajudar na produção dessa fibra, também trazem benefícios adicionais ao organismo.

A dermatologista aconselha que o melhor colágeno é aquele que produzimos naturalmente. Qualquer ingestão direta dessa substância pode não ser benéfica, já  que não ocorre a absorção da proteína inteira.

Entretanto, alguns suplementos com vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, como os peptídeos do colágeno, podem estimular a produção de novas fibras de colágeno.

 

E a gelatina?

Existem muitos boatos de que a gelatina é uma fonte direta de colágeno,  mas a dermatologista Eloisa Ayres desvendou o segredo: “a gelatina é uma versão processada e industrializada do colágeno animal, entretanto não se conseguiu confirmar em estudos científicos que a ingestão de gelatina ou colágeno possa aumentar a sua produção pelo organismo.”


Fonte: Revista Shape

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais