Cidadeverde.com

FMS realiza diversas atividades para alertar sobre combate ao Aedes aegypti

Imprimir

O combate ao mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya precisa ser constante. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza durante todo o ano diversas atividades voltadas ao combate do Aedes aegypti e tem intensificado as ações nessa época que antecede o período chuvoso.
 
Dia 7, das 8h às 11h30, o Núcleo de Educação em Saúde da FMS estará com stand no Grupo Jorge Batista, na Avenida Pedro Freitas, 399, bairro São Pedro, zona Sul. Nos dias 10, 11 e 15 a FMS promoverá uma palestra sobre Microcefalia e síndrome de Guillain-Barré para os agentes de endemias de Teresina no Auditório da instituição, a partir das 14h30.

Uma palestra para promotores do Ministério Público sobre a caracterização das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também está no cronograma das atividades e será realizada no dia 10 de dezembro. No dia 16 de dezembro acontecerá uma roda de conversas sobre o combate à dengue na Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior, zona Norte, a partir das 9h. “Para combater Dengue, Chikungunya e Zika, a população e a água não podem ficar parados”, afirma o presidente da FMS, Francisco Pádua.
 
Até o dia 1º de dezembro foram 4.889 casos de dengue notificados em Teresina, sendo 4.535 confirmados. Os cinco bairros mais afetados em 2015 são: Santa Maria da Codipi, com 326 casos; Parque Brasil, com 219 casos; Mocambinho, com 202 casos; Buenos Aires, com 171 casos e Santo Antônio, com 151 casos.
 
O Comitê de Mobilização Comunitário Contra a Dengue, que tem como principal objetivo controlar o avanço das viroses e despertar na sociedade o espírito de contribuição coletiva na eliminação e diminuição dos focos do mosquito Aedes aegypti, fará reunião no dia 11, a partir das 9h, no auditório da FMS.
 
Cuidados 
 
Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guardar sempre em local coberto e abrigados da chuva; tratar adequadamente a piscina com cloro e se ela não estiver em uso esvaziar completamente, não deixando poças d´água; entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guardar sem água em local coberto; verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos, limpar pelo menos uma vez por semana e se não estiver usando deixar fechados.

Também é importante guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo; lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais uma vez por semana; retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana; lavar a bandeja com sabão; não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e manter os pratos dos vasos de planta sem água; depositar terra para ajudar a drenagem.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais