Cidadeverde.com

Feito em Casa mostra degradação das árvores de Teresina

Imprimir

No Feito em Casa, deste sábado(5), Cineas Santos mostrou a situação das árvores de Teresina. O apresentador esteve em algumas praças do centro da capital e no Centro Administrativo, onde apontou o descaso com as plantas, a maioria morta e tomada por parasita.

Cineas começou a reportagem com um exemplo de que é possível salvar uma árvore doente. Ele mostrou uma amendoeira, que estava coberta de parasita e após uma limpeza simples a mesma ficou rigorosamente saudável. Depois o apresentador seguiu para a praça João Luís Ferreira, local que disse evitar, pois sente angústia ao ver a degradação do verde. Nela, Cineas mostra uma figueira secular morta pelos parasitas, que além de sugar a seiva das árvores, impede que os raios solares atinjam as folhas. Ele chama a atenção também para o local onde existiam três magueiras e hoje só sobrou o tronco de uma. "A praça está literalmente pavorosa, impressão que isso é um resto de guerra. Uma praça no coração da cidade onde todas as árvores estão doentes", disse.

Na reportagem, Cineas mostrou também as árvores da praça Pedro II, que encontram-se em situação semelhante. Destacou um tamarindeiro cuja copa inteira está sufocada pela erva de passarinho. No local o apresentador encontrou árvores novas e ressaltou que o fato de rearborizar a praça não impede que se cuide das existentes. Ele ainda criticou a sujeira e o mau cheiro na Pedro II. "Uma cidade com esse aspecto pode querer atrair alguém?", indagou.

Na sequência Cineas seguiu para outra praça do centro, a Saraiva, onde também existem muitas árvores mortas e doentes. O apresentador lembrou que é curioso se queixar do calor da cidade e não cuidar das árvores, que ajudam a amenizar a temperarura e fornecem sombra. Segundo ele, uma poda simples no momento adequado salvaria as árvores.

Encerrando a matéria no Centro Administrativo, Cineas apontou uma acácia toda coberta da erva de passarinho, chamada por ele de erva infâme, que se reproduz com uma velocidade incrível. O apresentador destacou que no local tem troncos em todo lugar de árvores que foram cortadas e lembrou que com um mínimo de sensibilidade toda a degradação do espaço estaria resolvida.

"O verde de Teresina não pode ser apenas um rótulo, o verde de Teresina é essencial para que essa cidade continue habitada. Pense nisso e faça sua parte, comece a plantar na sua casa, no seu quintal, na rua onde você mora", finalizou.

Veja na íntegra a reportagem!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais