Cidadeverde.com

Atletas competem em belas paisagens de Castelo do Piauí

Imprimir

O Parque Municipal Pedra do Castelo foi o atrativo principal do último domingo, na cidade de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina, onde aconteceu mais um Cachaça Fest, evento envolvendo música, turismo, ecoturismo e competições durante três dias. A manhã foi movimentada. Bikers do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte disputaram a prova, totalizando 40 ciclistas e 6 equipes de Enduro a Pé.

 
A prova contra o relógio foi um circuito de 40 km e os bikers percorreram muitos desafios, dos quais o ponto alto foi a navegação e as belezas naturais que cercam a região de Castelo, como os incríveis blocos de rochas, que mais lembram totens e outras rostos e até animais. Em menos de 1h30, os primeiros colocados já apontavam para o arco de chegada. As competições e os roteiros de ecoturismo e de turismo de aventura tiveram a realização da Setur e Piemtur e a coordenação técnica da equipe da Action Adventure Group. Todos os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas personalizadas do evento.
 

A prova de MTB valeu como a 2ª Etapa da Copa TBC de Mountain Bike, que premiou os 10 primeiros colocados com o menor tempo geral  com a divisão do prêmio de R$ 1.000,00. O melhor tempo da prova e da categoria Elite foi do atleta de Teresina Kleyson Pereira, com 1h22min54s. Na Sub-20, o campeão foi Emanuel Rabelo, de Teresina, com 1h24min18s. Na Sub-30, venceu Gorthon Lima; na Sub-40, o campeão foi Ernani Castro, de Teresina, com 1h30min45s; na Over-40 venceu José Ribamar, com 1h27min56s. Na Over-50 venceu o atleta de Natal-RN, Ivo Maia, com2h30min26s. Na Feminino, Antonia Luzia fechou o melhor tempo com 2h0025s, deixando para trás sua adversária Karina Rodrigues, 21 anos, e 10 anos mais jovem, com a segunda colocação e o tempo de 2h57min20. Karina teve problema mecânico e apenas administrou a trecho final. As duas são de Teresina e praticamente estreantes em provas cross country.
 

 Já no Circuito das Pedras de Enduro a Pé participaram seis equipes e a campeã foi Valor de PI, seguida pela equipe Quadrado de PI. Em terceiro, ficou Marvão, quarto Os Caburé e em quinto Pan Americano 2. A prova teve 6,5 km de percurso e foi considerada pelos competidores uma das provas mais belas já realizadas no Estado. A largada foi às 9 horas da manhã da Pedra do Castelo, de onde também chegou.

A navegação foi testada entre as equipes, tanto que a maioria ou se atrasou ou andou adiantada, não mantendo por todo a regularidade. Mas com o cenário da região, era impossível não perder pontos para apreciar, por exemplo, a Cachoeira das Arraias e sua psicina natural de águas frias. O nome não faz jus, pois lá não existem arraias, porém um pouco abaixo do morro, no cânion do Rio Poty esses animais são facilmente encontrados. As formações rochosas e as cavernas no meio do percurso, como a caverna do Sete, com temperatura amena e uma descida pelas rochas com o apoio do corpo de bombeiros foram os atrativos de presente para os enduristas.

?Foi uma prova linda, de lavar a alma mesmo, talvez a prova mais bonita que já fiz?, disse Aimberê Araújo, 47 anos, da Equipe Panamericano 1, formada ainda pelo amigo João Henrique, da mesma idade. Eles participam de provas de enduro a pé há dois anos. Uma das equipes adversárias deles, a Panamericano  é formada pelos filhos Lívio Nunes e João Henrique, respectivamente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: