Cidadeverde.com

Autoescolas protestam contra obrigatoriedade do simulador e anunciam aumento

Imprimir

O Sindicato dos Donos de Autoescolas do Piauí está protestando contra a obrigatoriedade do simulador de direção veicular. Representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) estiveram no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) nesta segunda-feira (07) para contestar a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

De acordo com a decisão, as autoescolas terão até o dia 31 de dezembro para se adaptar. A categoria se opõe e alega que terá que aumentar o custo do processo de habilitação para os candidatos.

"Nós somos contra o simulador e estamos entrando com uma ação junto ao Ministério Público Federal contra a obrigatoriedade do mesmo. Estamos passando por crise e a procura pelas CFCs caiu em 60 a 65%. A partir do dia 1º o processo que hoje custa 1.400,00 a 1.600,00 reais vai passar para um valor entre 2.000,00 a 2.200,00 reais", informou Everardo Ferreira presidente do Sindapi.

Até o momento, nenhuma das 164 autoescolas do estado adquiriu a máquina que imita um automóvel em um percurso virtual. O diretor de habilitação do Detran-PI, Venâncio Cardoso ressalta que a decisão é nacional.

"Não depende da diretoria de habilitação do Detran-PI tornar obrigatório ou não a utilização do simulador, foi deliberado pelo Cotran que é o órgão máximo de trânsito", explicou.

Mesmo com a mudança, a carga horária das aulas práticas continua a mesma, 25 horas/aula. Com a medida, pelo menos cinco dessas aulas devem ser feitas no simulador. "As outras 20 aulas são feitas no veículo. É importante observar que se diminui o consumo de combustível, a manutenção do veículo, o custo do valor do instrutor, que é o nosso contraponto em relação a esse aumento significativo que está sendo veiculado", afirma Venâncio Cardoso.

O diretor de habilitação do Detran-PI alerta que, a partir do dia 1º de janeiro de 2016, as CFCs que não possuírem o simulador não poderão dar certificado para seus candidatos.

Monitoramento
Outra queixa do sindicato, é contra uma portaria que obriga a instalação de câmeras de vigilância nos veículos que são utilizados pelas autoescolas. "É muito complicado porque o aluno já entra em aula sendo monitorado, fiscalizado, coagido, temos uma visão de que isso não pode vigorar", declarou Djacira Vieira, proprietária de autoescola.

A decisão deve entrar em vigor em 90 dias e as autoescolas anunciam um aumento no valor de 150 reais para cada aluno. Segundo o diretor de habilitação do Detran-PI a medida foi tomada após uma série de reclamações e denúncias feitas ao órgão.

"Recebemos informações de casos em que o aluno abre a aula com sua digital, vai fazer outras coisas e depois volta para fechar a aula com a digital, ou seja, não faz a aula prática. Foi determinado então que todas as autoescolas terão que fazer o controle das aulas práticas para que nós do Detran saibamos onde o veículo está e se realmente está ocorrendo a aula prática. O exame também vai ser monitorado, isso vai dar uma transparência maior para o processo", finaliza Venâncio Cardoso.

com informações de Francisco Lima (TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais