Cidadeverde.com

Funcionários da Infraero devem suspender greve hoje

Imprimir
O acordo firmado na tarde de ontem entre a Infraero e o Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) deve minimizar --ou mesmo anular-- os efeitos da greve que os funcionários da estatal iniciada à meia-noite de quarta-feira (30). De acordo com o sindicato, como não há tempo para realizar as assembléias, a orientação é para que os funcionários dêem início ao movimento, mas se reúnam a partir das 8h para discutir a continuidade.
 

Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Enquanto durar a greve, ao menos 30% do efetivo continuará trabalhando. O movimento atinge 16 dos 67 aeroportos administrados pela Infraero.

Conforme o Sina, a Infraero enviou uma proposta nesta terça e, depois, refez o documento com base em reivindicações dos sindicalistas. Por fim, houve acordo, e a expectativa é a de que as assembléias encerrem a paralisação.

O término do movimento foi comemorado pela Infraero. Em nota, o presidente da estatal, Sergio Gaudenzi, disse acreditar "que as negociações levadas a cabo entre nós [estatal e sindicato] atingiram os seus objetivos". "Quero tranqüilizar os passageiros que utilizam os aeroportos administrados pela Infraero e lembrar que a empresa está preparada para operacionalizar plenamente os aeroportos."

Não há confirmação da proposta feita pela Infraero.

Segundo o Sina, estão em greve parte dos funcionários dos aeroportos de Viracopos (Campinas, SP), Campo de Marte (São Paulo), Campo Grande (MS), Campos (RJ), Congonhas (São Paulo), Cumbica (Guarulhos, SP), Corumbá (MS), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Jacarepaguá (RJ), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Vitória (ES).

Reivindicações

A categoria reivindica, entre outras propostas, um aumento salarial, reajuste do vale alimentação e do bônus de Natal e a implementação de um plano de carreira. A principal reivindicação, contudo, é a troca de toda diretoria da Infraero por funcionários de carreira.

Para o presidente do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), Francisco Lemos, a diretoria da estatal é "intransigente" e demorou muito a apresentar uma contraproposta satisfatória à categoria. Lemos afirmou que os funcionários exigem a troca dos diretores, que têm contratos especiais, por servidores da estatal.

Os aeroportuários são responsáveis por serviços como operação de equipamentos de raio-X nos aeroportos, pela fiscalização de bagagens no embarque e desembarque, pelo controle do movimento de aeronaves na pista e pela liberação e manobra de cargas.


Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: